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Francisco Beltrão
domingo, 01 de junho de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Sete meses após a implantação, Faixa Azul Digital já passa de 15 mil usuários

Lançado há sete meses, sistema modernizou o estacionamento rotativo e permitiu ampliar a área de cobertura.

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Marilda Galvan, diretora do Debetran, e Vandrigo Hang, coordenador do Faixa Azul: sistema trouxe avanços para a gestão e usuários do estacionamento rotativo. Foto: Leandro Czerniaski/JdeB.

Por Leandro Czerniaski – Nesta semana a digitalização do estacionamento rotativo em Francisco Beltrão completa sete meses. O sistema que implantou o Faixa Azul Digital permitiu modernizar a gestão das áreas abrangidas com mais dados para a direção do Debetran (Departamento Beltronense de Trânsito) e maior comodidade para o motorista pagar pelo serviço e notificações.  Para implantar a mudança, Beltrão adquiriu um sistema utilizado em cidades como Curitiba, Araucária, Ponta Grossa e Guarapuava. Mas foi preciso adaptar a tecnologia à legislação municipal e investir em equipamentos para os agentes e o órgão de trânsito. “Quanto a isso não tivemos qualquer problema, porque a empresa que fornece o software já tem expertise e tudo estava rodando normalmente, então só precisamos fazer algumas adaptações e colocar pra funcionar”, comenta Vandrigo Hang, coordenador do Faixa Azul.

O sistema permite obter uma série de dados em tempo real sobre a quantidade de veículos estacionados na área do rotativo com pagamento do tempo, desempenho dos agentes em suas áreas, número de usuários e quantidade de autuações e regularização, além de outras informações. Mas para além de aperfeiçoar a gestão, a novidade trouxe mais comodidade: em vez de ter que comprar o cartão, preencher e, se fosse autuado, pagar presencialmente o auto de infração, agora tudo é feito via aplicativo.

No App Faixa Azul Digital é possível recarregar crédito para utilizar no estacionamento e cadastrar os veículos de forma bem simples e intuitiva. Segundo o Debetran, são cerca de 80 novos usuários por dia e, desde fevereiro, 15,7 mil já baixaram o app. O cartão de estacionamento continua existindo, mas a tendência é que seja gradativamente extinto.

Ampliação da área

A digitalização do Faixa Azul vinha sendo esperada há anos devido á limitação de atuação dos agentes. Com a equipe trabalhando no modelo antigo, de emissão de cartões, não era possível ampliar a área de cobertura do estacionamento rotativo, mesmo tendo lei desde 2013 permitindo a expansão. Como boa parte da operação é feita pelo próprio usuário, os agentes ficam mais focados na parte da fiscalização e podem cobrir uma região maior.

O Faixa Azul foi ampliado para ruas como a frente da Policlínica (Romeu Lauro Werlang), frente do Suplicy (São Paulo), atrás da galeria Aquarius (Paiva Cantelmo) e próximo à Hyundai (Antonina). Com a expansão, o estacionamento rotativo passou de 1.514 vagas para 2.088 – 38% a mais.

Aposta em tecnologia

Passado o período de teste do sistema e dados os bons resultados e aceitação do público, a atendência é que a tecnologia esteja cada vez mais presente no estacionamento rotativo.

“Temos um cenário em que a população está crescendo, o número de carros aumentando, mas com as vagas não é possível ampliar. Então precisamos do Faixa Azul para que a ocupação das vagas de estacionamento seja oportunizada ao maior número de pessoas ao longo do dia, isso incentiva o comércio e os serviços que estão na área central. E a cidade é dinâmica, daqui algum tempo provavelmente será preciso ampliar mais ainda a área do Faixa Azul e a tecnologia será fundamental para isso.”

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