6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

3ª Caminhada pela Acessibilidade será neste sábado, dia 20, a partir das 9h30

 

A acessibilidade deve ser garantida, principalmente,
 a pessoas com deficiência, gestantes, mulheres
com criança e idosos,  como mostram os símbolos ao lado. 

 

O assunto está em pauta e merece ser debatido. Trata-se do direito de ir e vir de todo cidadão, independente de qual seja sua condição física. É a acessibilidade e a mobilidade urbana ganhando novamente as ruas de Francisco Beltrão. Para colocar o tema em discussão e mobilizar a sociedade, acontece sábado, dia 20, a 3ª Caminhada pela Acessibilidade. Em 2014, o tema é “Todos por uma nação mais acessível e inclusiva”. 
O evento é uma promoção da Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFVFB) e da Associação dos Aposentados, mas o interesse e o comprometimento devem ser estendidos a toda a comunidade. 
Segundo o presidente Félix Padilha, o objetivo da caminhada é integrar autoridades e sociedade em geral em atividades diferenciadas, para que possam vivenciar um pouco das dificuldades que os deficientes enfrentam no cotidiano.
Mas Félix reforça que essa batalha deve ser de todos, inclusive das mamães que passeiam com seus bebês em carrinhos e não encontram calçadas adequadas, por exemplo. Não são apenas as pessoas com deficiência física ou visual que necessitam de melhores condições de acessibilidade. “Queremos conquistar melhorias com muito diálogo, pois sabemos das dificuldades. Por isso, estamos conversando com várias entidades para que medidas sejam tomadas para garantir o acesso, especialmente em locais públicos”, comenta Félix.
As autoridades foram convidadas a participar da caminhada e viver na “pele” as dificuldades, por isso, vão andar sobre cadeira de rodas e com olhos vendados. 

- Publicidade -

Programação da caminhada
A programação começa às 9h30 com palestra sobre o tema “Acessibilidade”. Logo em seguida, às 10 horas, terá início a caminhada, que sairá da praça central e irá até o terminal rodoviário. Depois, o grupo retorna ao local de partida. Haverá também apresentação musical dos associados no Centro Paroquial Pedro Granzotto. 
O almoço será servido aos associados e após, às 13h30, o show será com o Clube da Viola. O evento terá acompanhamento da Polícia Militar e do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), além da presença do Corpo de Bombeiro e integrantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), que estarão a postos para medir a pressão arterial e orientar os associados sobre cuidados básicos sobre a saúde. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques