Hospital Regional credencia novos leitos de UTI para ala Covid.

O Hospital Regional está convertendo nove leitos de enfermaria Covid para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), exclusivos para atendimento dos pacientes suspeitos e confirmados com Covid 19. O estabelecimento passa a disponibilizar agora para regulação 33 leitos de UTI Covid e três leitos de enfermaria Covid. A diretora do Hospital Regional, Cíntia Ramos, informou ao JdeB que foi preciso converter o espaço físico dos quartos. Para enfermaria, cada quarto cobria três leitos e para a UTI ficam só dois leitos no mesmo espaço.
“Em um leito de UTI vai muito mais equipamentos – vai ventilador, vai monitor, vai bombas de infusão, etc. Então, no local onde cabia três leitos, ficou dois. O dimensionamento de profissionais de saúde também é diferente, ou seja, pra cada dois leitos de UTI, precisamos de um técnico de enfermagem; então, contratamos mais técnicos de enfermagem e mais fisioterapeutas – os fisioterapeutas são os que trabalham com os parâmetros respiratórios. Essa conversão dos leitos foi oportunizada devido à grande fila de espera, hoje existente, pela UTI Covid”, comenta Cíntia.
Na microrregião, formada por 27 municípios, são quatro leitos de UTI Covid em Dois Vizinhos, no Hospital Pró-Vida, e 33 leitos no Hospital Regional de Francisco Beltrão. A fila de espera para leitos da UTI na região, até ontem à tarde, tinha 20 pacientes, bem como 17 aguardavam vagas nas enfermarias Covid. Cíntia salienta que desde agosto de 2020, o Hospital Regional está operando com 100% de taxa de ocupação permanentemente na Ala Covid. “Não houve nenhum dia, desde então, que não tivesse 100% de ocupação. Se acontece alta ou óbito imediatamente já é aceito outro paciente.”
Desde 23 de março de 2020, quando o HR recebeu o primeiro paciente de Covid-19, inclusive morador de Verê, até onten foram hospitalizados na Ala Covid, 1.171 pacientes, dos quais 305 foram a óbito. Outro dado preocupante é que dos pacientes atualmente hospitalizados, 70% estão na faixa etária dos 30 aos 60 anos. A unidade tinha ontem apenas três pacientes internados com idade acima de 70 anos. Dos 36 leitos do HRS, 19 são moradores de Francisco Beltrão.
Ação do deputado Reichembach
A ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional foi solicitada pelo deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC) à Secretaria de Saúde do Paraná. De acordo com ele, a demanda em todo o Paraná está muito alta e a Secretaria de Saúde está dando um respaldo para região com a ampliação dos leitos. Reichembach observa que as filas de espera por leitos hospitalares é grande e o Estado continua vivendo um momento delicado da pandemia. Além dos leitos de UTI do HR, o deputado destaca que houve um fortalecimento dos leitos de enfermaria da região para suprir a demanda. “Também é preciso destacar o trabalho dos profissionais da saúde, que desde o início da pandemia têm feito um esforço sobre-humano para atender a população.”