8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

78% dos consumidores dizem que vão comprar presentes

 

As lojas da cidade já estão preparadas para as vendas do Dia das Mães.

 

Os consumidores estão animados em presentear suas mães segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Apesar das constantes quedas na intenção de consumo, 78% dos paranaenses estão dispostos a comprar um presente para o Dia das Mães, índice semelhante ao do ano passado, que era de 81%. Os que não pretendem comprar um presente somam 20%, por não terem a quem presentear ou outros motivos, e 2% ainda não sabem se comprarão presentes ou não.
Ainda que a intenção de presentear não tenha sido afetada, os entrevistados disseram que a situação político-econômica do país influenciará negativamente no valor do presente. A maioria, 86%, deverá comprar um produto de valor mais acessível. Já para 13%, o valor não será afetado. 
Verifica-se que a crise influencia principalmente a decisão de compra das mulheres. Entre as consumidoras, 87,5% disseram que situação atual do país influenciará na escolha do valor do presente de forma negativa, enquanto 69,04% dos homens possuem a mesma percepção. 
Para 66% dos entrevistados, o valor médio do presente ficará entre R$50 e R$100. Outros 25% pretendem comprar algo na faixa entre R$ 101 e R$ 150; enquanto 4% investirá de R$ 151 a R$ 200 no presente para as mães e outros 5% vão gastar um pouco mais, acima de R$ 200.

- Publicidade -

Líder empresarial otimista
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão, Ladi Dal Bem, está otimista com o desempenho dos negócios para o Dia das Mães. Ele tem lido análises e opiniões de vários especialistas, mas acredita que as vendas devem ser boas. Para ele, um indício foi a reação do começo de maio. “A gente percebeu que no início deste mês deu uma reação”, argumenta.
As lojas apostam também na chegada do frio. Se as temperaturas baixarem, Ladi diz que o reflexo nos negócios será imediato. “Se der dias de frio, o consumidor corre pras lojas”, observa.
Outro fator que atrai o consumidor, nesta época, são as promoções das lojas. Em várias vitrines estão expostos percentais para as vendas à vista. “Todas as lojas estão trabalhando com alguma coisa em oferta”, relata o presidente da CDL. Por ser um polo regional, Francisco Beltrão atrai consumidores de outras cidades próximas e também do Estado de Santa Catarina. 

 

Produtos mais procurados

Vestuário: 41%
Perfumes e cosméticos: 33%
Eletrodomésticos ou objetos de decoração: 8%
Livros 3%

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques