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Francisco Beltrão
terça-feira, 24 de junho de 2025

Edição 8.231

24/06/2025

A make ideal deve considerar os diferentes formatos dos olhos

A make ideal deve considerar os diferentes formatos dos olhos

A distância dos olhos de Vanessa Magda da Luz é próxima e o
formato é considerado pequeno.

Primeiro os olhos, depois o restante da make. Um dos passos mais importantes antes de fazer a maquiagem é identificar a distância e o formato dos olhos. Tais informações fazem a diferença na escolha dos tons. Esta é a constatação da maquiadora e pedagoga Katiuscia Kuyawski, que pesquisou sobre o assunto e maquiou oito amigas voluntárias para comprovar suas conclusões. A fotógrafa Caroline Moschei registrou todas as etapas.

Por convenção, há onze formatos de olhos: pequenos, amêndoas, asiáticos, proeminentes, redondos, profundos, caídos, padrão, separados, próximos e cobertos. Na prática, Katiúscia observou que eles se misturam. Um olho redondo, por exemplo, também pode ser profundo e próximo, e assim é com tantas outras formas. “Por isso é tão importante o conhecimento desses onze formatos, a partir deles cada maquiador vai criar as suas formas de realizar a maquiagem buscando valorizar, corrigir e acentuar os pontos desejados.”

Para descobrir a distância entre os olhos deve-se medir um deles, do canto interno até o canto externo, depois colocar essa medida entre os dois olhos, no espaço ocupado pelo nariz. Se a distância for igual à medida de um olho, é porque eles são normais; se for menor que um olho, são considerados próximos; e se a distância é bem maior que um olho, são chamados de espaçados, ou separados.

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Segundo Katiuscia, o formato dos olhos é o principal elemento a ser trabalhado na maquiagem. Observar se os olhos são grandes, médios ou pequenos; o espaço da pálpebra; a distância do côncavo até a sobrancelha; a profundidade do olho e o seu formato são tão importantes quanto a cor escolhida para compor o visual.

Para analisar o formato, inicia-se pela pálpebra, com os olhos abertos e olhando em linha reta pra frente. Se aparecer um pedaço da pálpebra nos cantos externos dos olhos, provavelmente são olhos profundos e pálpebras arredondadas. Se a pálpebra aparece uniformemente ao longo dos olhos, são considerados padrão. Agora, se a pálpebra é notada apenas no canto interno, os olhos podem ser profundos com o canto externo caído e as pálpebras mais angulares, cujo formato é comum em pessoas acima de 40 anos, quando o canto externo da pele abaixo da sobrancelha cai sobre os olhos. “A pálpebra é considerada importante para identificação do formato dos olhos justamente por ser onde as cores são trabalhadas. Partimos do princípio básico que as sombras mais claras que a pele servem para iluminar, as médias para uniformizar e as escuras para dar impressão de profundidade.”

Os formatos podem se misturar. Além de pequenos, os olhos
de Louise Menger encaixam-se como cobertos ou asiáticos.

 

Pequenos

Para os olhos pequenos, indicam-se tons médios, opacos e cintilantes em toda a pálpebra, um tom mais escuro no côncavo e um mais claro abaixo da sobrancelha. Cuidado com o lápis preto na marca d’água, ele deixará o olho menor. É indicado passar um lápis branco e usar o preto ou marrom para delinear por fora, na linha dos cílios superior e inferior, e muita máscara de cílios preta, principalmente nos cílios superiores no canto externo.

 

Amêndoas

Para olhos amêndoas, como da atriz Kristen Stewart, da saga Crespúsculo, é necessário adicionar um pouco de profundidade usando um tom claro de sombra na pálpebra e um tom mais escuro que o primeiro no canto externo do olho, esfumando abaixo da sobrancelha um tom mais claro que a pele.

 

Asiáticos

Para os olhos asiáticos, como os da atriz Lucy Liu, do filme As Panteras, o objetivo é aumentar a pálpebra, com um tom claro abaixo da sobrancelha. Na metade da pálpebra do lado interno utiliza-se um tom claro e brilhante e na metade do lado externo, uma sombra mais escura. Para o efeito ficar melhor, podem ser usados cílios em tufo no canto externo superior.

 

Proeminentes

Para os olhos proeminentes (saltados), como da atriz Juliana Paes, é indicada uma sombra mais escura e opaca em toda pálpebra para diminuir o olhar, puxando para o côncavo. Usar uma cor pastel abaixo da sobrancelha para iluminar e levantar o olhar. O delineador inicia no canto interno e ultrapassa o canto externo, tanto na pálpebra inferior quanto na superior, engrossando o traçado na direção externa para diminuir o formato.

 

Redondos

Os olhos redondos, como das gêmeas Olsen, precisam ser alongados com um tom de sombra médio em toda a pálpebra até o côncavo. No canto externo, aplica-se a mesma cor de sombra e abaixo da linha dos cílios inferiores, esfumando até o centro dos olhos.

 

Profundos

A maquiagem para os olhos profundos, como da atriz Angelina Jolie, deve contribuir para que o olhar ganhe destaque diminuindo a sua profundidade, usando uma sombra clara ou brilhante em toda pálpebra, espalhando um tom claro abaixo da sobrancelha para iluminar e aplicando um tom médio ou escuro de sombra no côncavo.

Daniele Gonçalves têm olhos com distância padrão e no formato
redondo. O canto externo tem uma pequena caída e também pode
ser considerado profundo.

 

Caídos

No caso de olhos caídos, como de Britney Spears, a atenção deve ser toda voltada para a parte superior dos olhos, já que o seu formato tem uma leve queda na parte externa inferior. O lápis ou sombras escuras na parte inferior devem ser evitados. Na parte superior, sombra mais escura voltada para o canto externo, ultrapassando a área do côncavo e da pálpebra, criando o efeito de olhos de gatinho. O delineador deve ser aplicado até o final da sobrancelha sempre puxando para cima com o traçado mais fino na parte interna e engrossando até chegar ao externo, e começar a partir da metade dos olhos.

 

Padrão

Os olhos padrão são considerados proporcionais e sem nada para corrigir, então existe maior liberdade para o uso das sombras. Alguns maquiadores sugerem também que seja criado um “V” que una a marca do côncavo com os cílios superiores, criando um efeito de profundidade.

 

Separados

Olhos separados, como da blogueira Julia Petit, são distantes e por isso é necessário criar uma ilusão de proximidade com o uso das sombras escuras no canto interno dos olhos e também no côncavo, do canto interno até o centro do olho, pode ser usado sombra escura também no canto externo, com o cuidado de não ultrapassar o limite da pálpebra. Não é aconselhado usar o efeito olho de gato, pois irá acentuar ainda mais a distância.

 

Próximos

No caso de olhos próximos, como da atriz Miley Cyrus, o foco deve estar no canto externo. Define-se o côncavo da metade dos olhos para fora aplicando sombra escura passando o limite da pálpebra. O delineador tipo gatinho é indicado principalmente se iniciar do centro do olho para o canto externo, o canto interno deve ser bem iluminado e bastante máscara de cílios principalmente no canto externo.

 

Cobertos

Olhos cobertos, como da atriz Nicole Kidman, têm pálpebras encobertas e côncavo escondido. A sombra deve ultrapassar o côncavo, para que pareça maior do que o normal. Na pálpebra inferior, abaixo dos cílios, aplique a cor do canto externo até o centro dos olhos. O delineador deve ser do centro até o canto externo num traçado mais fino e o iluminador deve ser rente à sobrancelha para colaborar com o efeito de pálpebras aumentadas.

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