Carine Prolo Cavanhari foi eleita como Repórter de Jornal pelo voto popular em 2004.

O prêmio Destaque do Ano é organizado e entregue pelo Jornal de Beltrão desde 1990, para empresas e pessoas que, como o nome diz, destacam-se em suas áreas de atuação e são escolhidas por voto popular. Nos primeiros 13 anos, nenhuma mulher havia vencido na categoria Repórter de Jornal. Quem quebrou esse paradigma, em 2004, foi a jornalista Carine Prolo Cavanhari.
Recém-formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Fadep, de Pato Branco –, Carine era repórter na época, mas havia sido estagiária do JdeB entre 2001 e 2002, ano em que a TV Sudoeste abriu uma sucursal em Francisco Beltrão e a estudante de Jornalismo iniciou sua carreira nas telinhas. Carine apresentou programas como Papos & Agitos e Show do Automóvel.
“Eu conciliava a faculdade com meu trabalho. Não era fácil, pois trabalhava o dia todo e, fim de tarde, ia pra faculdade de van ou micro-ônibus, de segunda a sexta-feira. Tinha que escolher entre comer e tomar banho, não dava tempo de fazer as duas coisas. Era muito, muito cansativo! Mas eu queria cursar Jornalismo, sempre quis! Então, ia feliz! Me formei em junho de 2004, foi uma grande festa, uma vitória mesmo”, conta Carine.
Mas, ainda antes de se formar, ela já havia retornado ao Jornal de Beltrão, em 2003, e ficou até 2005, ano em que se casou e mudou, com o marido, Geraldo Cavanhari, para Cascavel. “Durante meu trabalho no JdeB, o que eu mais gostava de fazer eram as matérias policiais. Eu tinha uma facilidade muito grande de conseguir informações, fiz boas fontes com o pessoal da delegacia e isso facilitava muito. Na época, quase não tinha celular. Eles ligavam no telefone fixo do jornal e pediam para falar comigo.”
Foi nesse tempo que Carine se destacou e conquistou o prêmio. Ela também escrevia sobre educação, crianças e mundo animal e mantinha uma coluna social. “O período em que mais aprendi e pude colocar em prática os ensinamentos da faculdade com a experiência e capacidade dos meus colegas de redação. E um fato que me deixa feliz. Fui escolhida, no voto popular, como Repórter de Jornal Destaque 2004, num tempo em que a grande maioria dos jornalistas eram homens. Ao meu lado, feras como Ivo Pegoraro, Badger Vicari, Flávio Pedron, e eu, recém-formada, sendo escolhida como destaque”, orgulha-se.

História na TV
Nos anos em que viveu em Cascavel, Carine se tornou mãe do Maurício, 11 anos, e da Maria Clara, 8, e emplacou seu nome na programação da TV Tarobá, afiliada à Rede Bandeirantes. “Comecei na reportagem, mas fiz pauta, produção, apresentação da previsão do tempo — ao vivo! Dividir a bancada com feras do jornalismo paranaense como Paulo Martins e Edson Moraes foi uma honra! Eles são sensacionais, como profissionais e como pessoas.”
A jornalista também levou para a emissora e deu vida ao seu trabalho de conclusão de curso, escrito com a amiga Anni Seleski Pasqualotto: o programa É O BICHO!. Na revista Aldeia, de Cascavel, Carine manteve uma coluna de mesmo nome durante sete anos, contando histórias entre tutores e seus animais de estimação.
Após as pausas para se dedicar às gestações, em 2014 Carine retornou ao jornalismo da Tarobá e, em 2015, a família voltou para Francisco Beltrão para empreender no ramo de festas infantis, com o Planeta Festas e Eventos.
Escrevendo o futuro
Mas, como o jornalismo está no sangue, Carine foi convidada para apresentar o Bom Dia Rural, programa da TV Sudoeste, e fez outros trabalhos relacionados à política e audiovisuais para empresas. Há um ano, ela também voltou às colunas sociais do Jornal de Beltrão, com o Planeta Criança, e adianta novidades: “Logo, logo, vou estrear junto com minha irmã, Aline Prolo, um web programa chamado Nosso Sudoeste, que vai mostrar as riquezas da nossa região. Eu amo o jornalismo. Gosto de ler, gosto demais de escrever, de fazer e de assistir TV, de internet. Ainda não fiz rádio, quem sabe um dia… Mas sou jornalista, não penso em ser blogueira, influencer ou algo do tipo. Gosto de informar. Sou curiosa e gosto de contar histórias. E agora, mais do que nunca, quero mergulhar cada vez mais nessa profissão que tanto amo”.
Repórteres de Jornal premiados como Destaque no Ano
Destaque Repórter de Jornal teve premiação no período de 2000 a 2007. Badger Vicari foi o premiado em 2001, Carine Prolo em 2004 e nas outras seis edições deu Flávio Pedron.
[relacionadas]