5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

A3 Distribuidora, destaque no Estado

Como três amigos transformaram um empreendimento nascido em um porão em referência de louças e acabamentos do Paraná.

Jean Costa, Rafael Pramio e Itamar Rucks com o primeiro pedido feito pela empresa.

Consolidada no ramo da construção civil com distribuição de louças e produtos para acabamentos, a A3 Distribuidora, situada em Francisco Beltrão, comemora a primeira década como referência no setor, atendendo quase todo o Paraná e parte de Santa Catarina. À frente da empresa, os sócios Itamar Rucks, Rafael Pramio e Jean Costa relembram a trajetória de sucesso do projeto nascido em um porão e que encontrou um oceano azul para os negócios na região.

A ideia surgiu em 2011, por Itamar. Com a vontade de empreender no setor e passar de funcionário a próprio patrão, confidenciou ao colega Rafael o projeto. “Trabalhávamos em uma empresa de construção civil e contei a ele o plano. Rafa me pediu o que faltava para colocar em prática e disse que era dinheiro. Jean, que ouviu a conversa, já nos chamou e disse que queria entrar no negócio. Assim nasceu a A3”, relembra Itamar.

O próprio nome da empresa, A3, remete aos três amigos, que permanecem na linha de frente do negócio.

- Publicidade -

Oceano azul
A Ideia de Itamar consistia em sanar um gargalo do setor na distribuição de pastilhas de vidro e de acabamentos. Segundo ele, enquanto as distribuidoras miravam vendas com quotas limitadas, que atendiam apenas grandes pedidos, pequenas empresas, e que necessitavam de uma quantidade menor do produto, não conseguiam adquiri-los.

“Acho que o principal ponto que favoreceu foi a gente já saber como iria trabalhar, porque já estávamos inseridos dentro do negócio. Eu já trabalhava há 15 anos, o Rafa há mais de 10 anos, mas em pontas diferentes: eu no comércio, o Jean em uma construtora e o Rafa no transporte, mas todos no segmento da construção. Então entramos no negócio sabendo trabalhar, sabendo aonde tinha que ir, o que tinha que fazer. A gente sabia como o cliente gostaria de ser atendido porque nós sabíamos como queríamos ser atendidos. Então colocamos em prática formas diferentes de atendimento, sempre de forma humilde e honesta. Outro ponto importante é que a gente sempre se deu força entre os três, e a gente nunca deixou o outro desemparado”, relembra Itamar.

 A A3 Distribuidora começou no porão desta casa, cerca de 100 metros de distância da atual sede.

Começo difícil
O primeiro espaço para a empresa foi o porão de uma casa, cerca de 100 metros de distância da atual sede. O aluguel era pago com a assinatura do Jornal de Beltrão. Uma troca entre locatários e locador, que isentava as taxas dos amigos, desde que garantissem a edição do jornal diário a ele.

Rafael se manteve no local, enquanto Itamar ainda conciliava o novo negócio com o trabalho que tinha. Mas, dois anos depois, os três sócios já estavam juntos na A3 e faziam os primeiros contratos com grandes empresas.

“E muita gente achou que não daria certo. Um dos primeiros clientes, ao ver a quantidade de materiais que tínhamos no depósito, disse que ele tinha mais na loja dele do que ali”, relembra Itamar.
No início de 2012, a A3 deu um passo além e inseriu nos seus produtos toda a linha de louças sanitárias, hoje um dos carros chefes da empresa.

Alheios às críticas, a empresa que comemora uma década de atendimentos em maio de 2021 é referência e expande para Santa Catarina, onde já tem uma sede própria para a filial em Bom Jesus do Oeste, além de manter transporte próprio e mais de 2 mil itens catalogados e vendidos para quase todo o Estado do Paraná e oeste catarinense.

Em 2020, também acrescentou nova linha de produtos, entre eles Equipamento de Proteção Individual (EPI’s), impermeabilizantes, colas e adesivos. O incremento no catálogo garante que todos os materiais necessários para aplicação dos produtos adquiridos na A3 Distribuidora sejam manejados de forma segura e eficaz.

A A3 Distribuidora está localizada em Francisco Beltrão na Avenida Dom Agostinho José Sartori, 2.887, Bairro São Cristovão.
[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques