Servidores de várias secretarias municipais estão trabalhando para colocar o novo órgão público em funcionamento.

A partir de sexta-feira, dia 12, casos de urgência e emergência passarão a ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) construída às margens do Contorno Norte (PR 180). A administração municipal iniciará o atendimento em caráter experimental para adequação da rede de saúde no primeiro mês, antes da inauguração oficial do serviço, marcada para 10 de julho. “Este período servirá para que possamos identificar possíveis falhas no processo de atendimento e fazer as adequações necessárias para que, em 30 dias, o serviço esteja funcionando perfeitamente”, explica a secretária municipal de Saúde, Rose Mari Guarda.
Pacientes vítimas de acidentes de trânsito e domésticos que envolvam cortes, queimaduras e fraturas, atacados por animais, com hemorragia, convulsões e casos de insuficiência respiratória, crises de pressão alta ou baixa, problemas cardíacos e febre alta serão atendidos pelo novo órgão público de saúde. A unidade funciona como uma porta de entrada à rede de saúde em casos de urgência e tratará tanto de pacientes atendidos pelo Samu como de livre demanda.
Ao dar entrada nesta unidade, os pacientes passarão por procedimentos que identificarão o grau de prioridade para o atendimento, conforme estabelece o Protocolo de Manchester. A classificação envolve cinco graus de atendimento diferentes, ao contrário do atual sistema, que atende por ordem de chegada e não segundo a prioridade do paciente.
Parcerias
Para colocar a unidade em funcionamento, a Prefeitura precisou municipalizar o trecho da rodovia PR 180 – Contorno Norte -, entre os trevos de acesso aos bairros Pinheirinho e Miniguaçu. O repasse do trecho para responsabilidade do município permitirá a construção de um acesso até a UPA, que fica localizada às margens da rodovia, no bairro Luther King, próximo à 30ª Ciretran.
A obra foi iniciada na gestão do prefeito Wilmar Reichembach (PSC), numa parceria entre os governos federal e municipal. A conclusão ocorre na gestão do prefeito Cantelmo Neto (PMDB), que teve de firmar convênio com o Ministério da Saúde para a compra dos móveis e equipamentos, além de construir o acesso à unidade.

próximo ao Detran, que começa a funcionar nesta sexta-feira.