Por iniciativa do deputado Cobra Repórter (PSD), será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba, quata-feira, dia 9 de maio, às 9 horas, uma audiência pública que vai discutir um dos temas mais polêmicos da atualidade: o aborto.
Cobra Repórter é autor do projeto de lei nº 303/2017, que institui o Dia Estadual de Conscientização Contra o Aborto, que já passou pelas comissões, inclusive a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Pela proposta, o dia 15 de maio ficará oficialmente designado como data para a campanha de conscientização.
Deverão participar da audiência pública setores ligados às igrejas, movimento feminista, parlamentares com interesse pela causa.
Serão debatedores Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo da Arquidiocese de Curitiba; Carmem Regina Ribeiro, vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher; padre Juarez Rangel, responsável pelo Núcleo de Bioética da Arquidiocese de Curitiba; Eliana Tavares Paes Lopes, coordenadora do Pro-Mulher, da Defensoria Pública do Paraná; professor Hermes Rodrigues Nery, presidente da Associação Pró-Vida e Pró-Família e um representante da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB PR (nome a confirmar).
Também já confirmaram os deputados Cobra Repórter, propositor da audiência, Evandro Araújo, pastor Gilson, vereador de Cascavel Alécio Espínola, Desembargador Ruy Muggiati do TJ-PR, professor Rosires Pereira de Andrade, da UFPR e padre Edivan Pedro dos Santos, da Paróquia Santa Rita de Cássia e Londrina.