Assessor do deputado Vermelho — autor do projeto de reabertura —, Altamir Constantino explanou sobre a proposta.

Com a presidência do vereador de Itapejara D’Oeste Marcus Vinicius Braz Santos (PSD), a Acamsop (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná) promoveu uma reunião sábado na Amsop, tendo como assunto principal o reforço legislativo na luta pela reabertura da Estrada do Colono — os 17 quilômetros que ligam Capanema a Serranópolis do Iguaçu.
O trecho em questão está fechado desde os anos 80 (com um pequeno espaço de reabertura no começo deste século) e isso prejudicou o desenvolvimento regional. Agora há uma proposta na Câmara dos Deputados, assinada pelo deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD) e que mereceu apoio dos vereadores presentes no encontro “Temos que mostrar a força do legislativo e o projeto, se passar, vai motivar o turismo do nosso Sudoeste e outros setores da nossa economia regional, estamos nessa luta”, disse o vereador Marcus Vinicius.
“Eu tenho certeza que vai passar, porque para se tornar urgente, o projeto teve muitos votos a mais, agora o pessoal não volta atrás; se tivesse sido apertado, me preocupava, agora não, vai passar e estaremos lá em Brasília no dia da votação, mostrando a importância da estrada”, disse o vereador de Capanema Valdomiro Brizola (PDT). Ele se refere à votação de 315 a 138, há 15 dias, que colocou o projeto do deputado Vermelho na condição de “urgente”, avançando muitos degraus burocráticos dentro dos trâmites da Câmara em Brasília.
Para ser aprovado, o projeto necessita de 257 votos. Não há data marcada ainda para essa votação. Mas o deputado Vermelho conta com o apoio político do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente da República, Jair Bolsonaro. O governador Ratinho Júnior (PSD) também já declarou apoio, com as ressalvas de proteção ao meio ambiente, de acordo com o projeto do deputado beltronense.
Projeto
No projeto do deputado Vermelho, a denominação é Estrada-Parque Caminho do Colono. “Este projeto corrige essa injustiça histórica e atende ao clamor social, resgatando a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, disse Altamir Constantino, que representou o deputado Vermelho no encontro da Acamsop.
Altamir lembrou de argumentações do deputado Vermelho: o poder público não pode criar políticas que venham restringir o uso equilibrado e consciente do meio ambiente, dificultando a integração do Parque Nacional do Iguaçu com a região. Quem é contra a abertura da Estrada do Colono não reconhece a realidade local!“A reabertura da estrada contribuirá com a preservação da fauna e da flora dessa unidade de conservação, com muito mais efetividade do que se ficar fechada”, destacou Altamir.
Nelson Luersen
O evento contou também com a presença do deputado estadual Nelson Luersen (PDT), que foi um dos coordenadores das audiências públicas de 2019, em Capanema e Medianeira (município-mãe de Serranópolis do Iguaçu), quando, uma vez mais, as lideranças da sociedade chancelaram a luta pela reabertura da estrada.
Nova Acamsop
A Acamsop está em fase de reerguimento. No momento, apenas 14 câmaras municipais (de 42 do Sudoeste) aderiram ao projeto e se filiaram à entidade, que une as duas antigas associações — a Acamsop-13 (microrregião de Francisco Beltrão) e a Acamsop-14 (micro de Pato Branco).
