O prefeito Carlinhos Turatto (PP), o presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), Rogério Sidral, e o presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), Alexandre Pagnoncelli, participaram da solenidade.

Na segunda-feira, 1º, foi assinado o acordo de cooperação para a realização da Expovizinhos 2021, que deve acontecer entre os dias 24 e 28 de novembro. O documento trata minuciosamente o que é responsabilidade de cada entidade na realização do evento, sensdo que a Comissão Central Organizadora (CCO) é composta pela Prefeitura, Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) e Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), sendo que o prefeito Carlinhos Turatto (PP) e os presidentes Rogério Sidral (Acedv/CDL) e Alexandre Pagnoncelli (SRVI) assinaram o documento.
O evento, de acordo com o documento, tem o objetivo de fomentar a economia local representada pela indústria, comércio, setores de software, têxtil, alimentos, transformação, serviços, pecuária leiteira, de corte, avicultura, suinocultura, agricultura e agronegócios em geral. Recentemente, noutra reunião, foram escolhidos os seis membros da Comissão Central Organizadora: Everaldo Santini e Nilton de Almeida (Prefeitura), Alexandre Pagnoncelli e Davi Chioca Júnior (Sociedade Rural) e Rogério Sidral e Edilberto Minski (Acedv/CDL).
[relacionadas]
Atuações
No documento, a Prefeitura se responsabiliza, principalmente, pela parte de estruturação do Parque de Exposições, realizando as obras e ampliações necessárias no local. Está prevista também uma adequação na arena de shows e nos camarins. O poder público vai disponibilizar os outdoors do município para divulgações e também deve fornecer de energia elétrica e água para o espaço.
O executivo ainda vai auxiliar na busca por expositores do setor de agroindústria que terão espaços gratuitos e promover eventos culturais para escolas e entidades. A administração também cede uma equipe de apoio para a organização da feira, se responsabiliza pelo custeio do show de abertura ou de comemoração do aniversário do município (no dia 28 de novembro) e organiza a chegada do Papai Noel (as balas distribuídas serão custeadas pela organização da feira). A Acedv/CDL mantém, desde o final da última Expovizinhos, uma conta com os valores referentes a 19% do lucro (R$ 105.594,27) e se responsabiliza pelo gerenciamento financeiro.
[banner=100048]
A Câmara, o controle interno da Prefeitura e o Tribunal de Contas têm acesso livre aos processos, documentos e informações relacionadas ao acordo, além de atender a lei de acesso à informação e obter dos fornecedores notas, comprovantes fiscais ou recibos. A entidade empresarial ainda deve buscar patrocinadores e se responsabilizar pelos fatos ocorridos na feira e vai buscar uma empresa para impressão de materiais de divulgação.
Durante a feira, a Acedv/CDL é responsável por oferecer internet em todo o ambiente do parque, contratação de seguranças, confecção de uniformes, comercialização de espaços para expositores e parque de diversões e também contratar a empresa que vai promover os shows, solicitando propostas de diferentes promotores de eventos. A contratada será responsável pela estrutura, deslocamento de artistas, hospedagem, som, camarins, e iluminação, gerador de energia, ingressos, pulseiras, catracas, nota fiscal e recolhimento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) durante a feira. A entidade empresarial ainda vai coordenar a divulgação da feira em veículos de comunicação de toda a região.
Já a Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), de acordo com o documento, se responsabiliza pela organização dos leilões e se compromete pelo pagamento de todas as despesas, sendo que, da mesma forma, todas as receitas serão destinadas unicamente para a entidade. Serão contratados dois profissionais para a responsabilidade técnica do evento, um pago pela Sociedade Rural e outro pela CCO. A entidade se responsabiliza ainda por quaisquer fatos danosos que podem ocorrer durante os leilões.
[banner=100061]
Vigência
O termo de cooperação é válido até 3 de dezembro de 2021 e ainda prevê que nenhuma movimentação financeira pode ser feita sem o aval da CCO. Todas as partes se comprometeram a fiscalizar e contribuir para a realização do evento, sendo que o município destinou o secretário Vilmar Possato Duarte como gestor do acordo de cooperação, os secretários Bruno Lima e José Carlos Ventura Júnior como responsáveis pela comissão de monitoramento e avaliação do acordo.
Ao fim do evento, será feita a prestação de contas em até 90 dias, sendo que, já está previsto que, ao término da parceria, os bens remanescentes adquiridos, produzidos ou transformados, bem como o saldo do lucro líquido, superávit, a divisão será em quatro partes: 27% para cada entidade e 19% em caixa na conta corrente como saldo para a próxima feira. Em caso de saldo negativo, as três entidades arcarão com as despesas de forma igualitária