19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Acordo de cooperação para a Expovizinhos foi assinado pelas três entidades da CCO

O prefeito Carlinhos Turatto (PP), o presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), Rogério Sidral, e o presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), Alexandre Pagnoncelli, participaram da solenidade.

Em pé: Gustavo Marchese, Diego Borsatti, Everaldo Santini, Nilton de Almeida e Davi Chioca Júnior. Sentados: Carlinhos Turatto, Rogério Sidral e Alexandre Pagnoncelli.

Na segunda-feira, 1º, foi assinado o acordo de cooperação para a realização da Expovizinhos 2021, que deve acontecer entre os dias 24 e 28 de novembro. O documento trata minuciosamente o que é responsabilidade de cada entidade na realização do evento, sensdo que a Comissão Central Organizadora (CCO) é composta pela Prefeitura, Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) e Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), sendo que o prefeito Carlinhos Turatto (PP) e os presidentes Rogério Sidral (Acedv/CDL) e Alexandre Pagnoncelli (SRVI) assinaram o documento. 

O evento, de acordo com o documento, tem o objetivo de fomentar a economia local representada pela indústria, comércio, setores de software, têxtil, alimentos, transformação, serviços, pecuária leiteira, de corte, avicultura, suinocultura, agricultura e agronegócios em geral. Recentemente, noutra reunião, foram escolhidos os seis membros da Comissão Central Organizadora: Everaldo Santini e Nilton de Almeida (Prefeitura), Alexandre Pagnoncelli e Davi Chioca Júnior (Sociedade Rural) e Rogério Sidral e Edilberto Minski (Acedv/CDL).

[relacionadas]

- Publicidade -

Atuações
No documento, a Prefeitura se responsabiliza, principalmente, pela parte de estruturação do Parque de Exposições, realizando as obras e ampliações necessárias no local. Está prevista também uma adequação na arena de shows e nos camarins. O poder público vai disponibilizar os outdoors do município para divulgações e também deve fornecer de energia elétrica e água para o espaço. 

O executivo ainda vai auxiliar na busca por expositores do setor de agroindústria que terão espaços gratuitos e promover eventos culturais para escolas e entidades. A administração também cede uma equipe de apoio para a organização da feira, se responsabiliza pelo custeio do show de abertura ou de comemoração do aniversário do município (no dia 28 de novembro) e organiza a chegada do Papai Noel (as balas distribuídas serão custeadas pela organização da feira). A Acedv/CDL mantém, desde o final da última Expovizinhos, uma conta com os valores referentes a 19% do lucro (R$ 105.594,27) e se responsabiliza pelo gerenciamento financeiro.

[banner=100048]

A Câmara, o controle interno da Prefeitura e o Tribunal de Contas têm acesso livre aos processos, documentos e informações relacionadas ao acordo, além de atender a lei de acesso à informação e obter dos fornecedores notas, comprovantes fiscais ou recibos. A entidade empresarial ainda deve buscar patrocinadores e se responsabilizar pelos fatos ocorridos na feira e vai buscar uma empresa para impressão de materiais de divulgação. 

Durante a feira, a Acedv/CDL é responsável por oferecer internet em todo o ambiente do parque, contratação de seguranças, confecção de uniformes, comercialização de espaços para expositores e parque de diversões e também contratar a empresa que vai promover os shows, solicitando propostas de diferentes promotores de eventos. A contratada será responsável pela estrutura, deslocamento de artistas, hospedagem, som, camarins, e iluminação, gerador de energia, ingressos, pulseiras, catracas, nota fiscal e recolhimento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) durante a feira. A entidade empresarial ainda vai coordenar a divulgação da feira em veículos de comunicação de toda a região. 

Já a Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), de acordo com o documento, se responsabiliza pela organização dos leilões e se compromete pelo pagamento de todas as despesas, sendo que, da mesma forma, todas as receitas serão destinadas unicamente para a entidade. Serão contratados dois profissionais para a responsabilidade técnica do evento, um pago pela Sociedade Rural e outro pela CCO. A entidade se responsabiliza ainda por quaisquer fatos danosos que podem ocorrer durante os leilões.

[banner=100061]
Vigência
O termo de cooperação é válido até 3 de dezembro de 2021 e ainda prevê que nenhuma movimentação financeira pode ser feita sem o aval da CCO. Todas as partes se comprometeram a fiscalizar e contribuir para a realização do evento, sendo que o município destinou o secretário Vilmar Possato Duarte como gestor do acordo de cooperação, os secretários Bruno Lima e José Carlos Ventura Júnior como responsáveis pela comissão de monitoramento e avaliação do acordo. 

Ao fim do evento, será feita a prestação de contas em até 90 dias, sendo que, já está previsto que, ao término da parceria, os bens remanescentes adquiridos, produzidos ou transformados, bem como o saldo do lucro líquido, superávit, a divisão será em quatro partes: 27% para cada entidade e 19% em caixa na conta corrente como saldo para a próxima feira. Em caso de saldo negativo, as três entidades arcarão com as despesas de forma igualitária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques