8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Administração planeja implantar aplicativo para o Faixa Azul

No ano passado o projeto (do Executivo) chegou a ser enviado para a Câmara, mas os vereadores não aprovaram.

Prefeito espera o apoio do Legislativo para a implementação da medida.
Prefeito espera o apoio do Legislativo para a implementação da medida.

Em breve a administração municipal de Francisco Beltrão deverá implantar um aplicativo para a utilização do estacionamento das áreas do Faixa Azul, coordenado pelo Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran). O prefeito Cleber Fontana lembra que o assunto está em pauta desde o ano passado. Inclusive o projeto prevendo a adoção da medida chegou a ser remetido para a Câmara de Vereadores, mas como não obteve o apoio necessário acabou sendo retirado.

“As entidades e segmentos organizados apoiam a iniciativa que já é utilizada em vários municípios e está dentro do conceito das cidades inteligentes. O principal objetivo é modernizar o sistema e facilitar a vida das pessoas, que poderão pagar o estacionamento por meio de um aplicativo que é baixado no celular”, explica o prefeito. Desta vez ele espera o apoio do Legislativo para a implementação da medida.
Mesmo com a adoção do sistema digital, o modelo atual, com a utilização do cartão, será mantido. Os usuários terão as duas opções. A partir da aprovação da medida, será disponibilizado o aplicativo. Os usuários poderão cadastrar as placas dos veículos e quando utilizarem o faixa azul efetuarem o pagamento pelo meio digital. O projeto está sendo elaborado e em breve será enviado para análise dos vereadores.

A diretora do Debetran, Marilda Galvan, diz que desde que entrou no órgão vem adotando ferramentas e tecnologias que visam integrar o município ao conceito de smart citys (cidades inteligentes). Ela cita como exemplo a central de monitoramento que opera 98 câmeras e que vai passar por nova ampliação. O próximo passo é o aplicativo, que visa facilitar a vida do cidadão. Marilda ressalta que o Debetran vai buscar o que há de mais moderno e as pessoas poderão fazer pelo smartphone todo o controle de cartões de estacionamento, pagamentos, tempo do veículo estacionado, histórico de notificações e avisos, etc. Ela diz que o trabalho dos agentes de trânsito ficará mais focado na fiscalização. “É uma cobrança da população e muitos municípios já adotam essa ferramenta no trânsito”, comenta Marilda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques