6.5 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Agências da Caixa vão recolher alimentos

Agências da Caixa vão recolher alimentos


A Caixa Econômica Federal vai transformar a sua rede em postos de arrecadação de alimentos para o Mutirão contra a Fome, uma das ações do programa Fome Zero do Governo Federal. Desde o dia 20 de março, quem quer contribuir, pode doar alimentos não-perecíveis em qualquer uma das 2.000 agências da Caixa espalhadas pelo país. Com essa iniciativa, a Caixa se torna a primeira empresa a receber o certificado de “Parceira do Fome Zero”, concedido pelo Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar (Mesa).
Os alimentos doados serão entregues diariamente às entidades assistenciais ou prefeituras indicadas pelo Consea (Conselho de Segurança Alimentar), onde existir, ou pelos Conselhos de Controle Social dos municípios.

A lista completa das entidades beneficiárias estará à disposição nas agências da Caixa para consulta, principalmente, de grandes doadores, que serão orientados a encaminhar os alimentos diretamente à entidade de sua escolha.


“A Caixa está integrando seu papel de instituição financeira ao de agente de políticas públicas do Governo, para cumprir sua missão de promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade brasileira”, diz o presidente da Caixa, Jorge Mattoso.
A mobilização nas agências da Caixa vai se somar a outras ações já lançadas pela instituição para auxiliar o Mesa no Fome Zero.

No final de fevereiro, foi lançado um fundo de investimento, o Caixa FIF Fome Zero, que irá destinar mensalmente ao programa 50% do valor de sua taxa de administração. A expectativa é de que esse Fundo consiga repassar, no primeiro ano, um total de R$ 12,5 milhões, valor suficiente para comprar 75 mil cestas básicas de alimentação, com benefício direto a cerca de 300 mil pessoas.

Além do FIF Fome Zero, as pessoas e empresas interessadas em contribuir com dinheiro para o programa já contam com uma conta especial aberta na Caixa em nome do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, instituído pela Mesa.

Segundo o presidente Jorge Mattoso, essa participação da Caixa pode ajudar a aflorar o espírito público de solidariedade.


“Oferecemos nossa ampla rede de atendimento para alcançar as pessoas interessadas em participar desse grande mutirão contra a fome no país, seja pela doação de alimentos ou contribuições em dinheiro”, diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques