Programa volta a ser desenvolvido no município depois de oito anos.

Por meio da Secretaria de Agricultura de Flor da Serra do Sul, a Prefeitura está beneficiando os produtores de grãos do município com a entrega de calcário nas propriedades. Segundo o secretário, César Zanella Lameira, a medida vem para trazer mais conforto e tranquilidade aos agricultores e faz com que se reflita na melhor qualidade do produto na hora da colheita. Em torno de 100 produtores devem ser beneficiados pelo programa.
Cesar afirma ainda que o município já adquiriu uma boa quantidade de calcário e que, se for preciso, já tem o aval do prefeito Valmor Felipe Júnior (Podemos) para fazer mais investimentos na compra. “Adquirimos, por meio de licitação, mais de 1.500 toneladas nesse primeiro momento. Temos carta branca do prefeito, caso precise de um adicional na quantidade.” O calcário vem de uma empresa do município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.
Frete por conta do produtor
Conforme o secretário, até agora, 60% do calcário já foi entregue nas propriedades, porém, para que os produtores possam receber o produto, que é 100% subsidiado pela administração municipal, precisam dar a contrapartida, que é arcarem com os custos dos fretes. “Diversos produtores já foram contemplados com o programa, mas a forma da contratação do frete depende deles. Estamos indicando pessoas que têm caminhão no nosso município para prestarem o serviço; assim, damos uma força pra eles também. Temos que valorizar a nossa gente.”
Retomada
O prefeito Júnior informa que há algum tempo o programa de entrega de calcário já não existia no município e que, agora, na sua administração, foi retomado. “Já fazia oito anos que esse programa não existia e agora resgatamos, para ajudar o nosso agricultor.”
Segundo o prefeito, cada propriedade deve receber em torno de 40 toneladas de calcário e isso vai render bons frutos no futuro. “Estamos ajudando a corrigir o que é necessário, no solo, para que nossos agricultores possam ter uma boa produção lá na frente. Depois, isso tudo volta para o nosso município.”
Muitos benefícios
O agricultor Oilsom Lupatini produz leite, soja e milho na sua propriedade, localizada na comunidade do Rio Verde e afirma que o programa de calcário veio para atender suas necessidades, porque, dessa forma, pode fazer mais investimentos para obter melhores resultados. “Quero parabenizar a administração de Flor da Serra do Sul. A volta desse programa traz muitos benefícios, porque o agricultor faz a correção do seu solo com um custo bem menor.”
Como trabalha com gado de leite, Oilsom precisa que o solo esteja em suas melhores condições para que possa receber as sementes de milho, produto utilizado na silagem para a alimentação dos animais. “Estou muito feliz, porque já fui contemplado com o calcário, que já está todo espalhado no solo. O custo é bem menor do que se eu fosse pagar pelo calcário no comércio.”
Também residente na comunidade do Rio Verde, o produtor rural Dolavir Tramontini avalia que, além da qualidade e do baixo custo, a equipe da Secretaria de Agricultura de Flor da Serra foi muito atenciosa com ele e com seus familiares. Ele diz também que, por meio do programa, o calcário vem na hora em que precisa.
“Todos eles bem atenciosos e prestativos. O programa agiliza bastante, porque nem sempre conseguimos comprar calcário na hora em que queremos e, assim, tudo é encaminhado de forma muito mais fácil. Para mim, está sendo muito bom.”