8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Águas do córrego Urutago chegam ao túnel

Geral

Traiano e Cleber se pronunciam para a imprensa.

Na manhã de ontem, uma quinta-feira nublada em Francisco Beltrão, aconteceu o ato solene de ligação entre o córrego Urutago ao túnel antienchente.

Mais uma etapa dessa obra gigantesca que tem como objetivo impedir que novas enchentes aconteçam. “Mesmo se eu não tivesse feito nada por Beltrão, essa obra seria suficiente, porque sei do drama das pessoas que têm suas casas alagadas. Estamos resolvendo isso”, disse o deputado presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB). Ele reforçou que as conquistas chegam pelo apoio político construído com o governo estadual.

Traiano e o prefeito Cleber Fontana (PSDB) comandaram a solenidade e destacaram a importância de todo esse investimento estadual intermediado pelo deputado Traiano.

- Publicidade -

Foi “mais um momento histórico da obra de contenção de cheias de Francisco Beltrão”, nas palavras de Cleber. O túnel começou a receber a água do córrego Urutago. Foi feito um canal provisório para a água chegar no túnel para a continuidade das obras de alargamento e aprofundamento do leito normal do córrego. O prefeito Cleber e o deputado Traiano, que viabilizou os recursos da obra, acompanharam os trabalhos de abertura do canal, deram entrevistas e demonstraram muito otimismo.

A etapa da obra que está em andamento terá a remoção e construção de quatro pontes localizadas no leito do Urutago, no trecho do Parque de Exposições até o Rio Marrecas, além da abertura e rebaixamento do córrego. Por este motivo foi necessário o desvio do curso do rio para emboque do túnel, para que o leito normal fique seco para a execução das obras necessárias.

A construção das pontes está orçada em R$ 6,5 milhões. Serão demolidas as atuais pontes do Urutago nas ruas Bolívia, Antonio Marcello, Venezuela e Peru, no Bairro Luther King. As novas pontes serão mais largas. O leito do córrego será rebaixado em mais oito metros para um maior escoamento da água do Rio Marrecas em épocas de fortes chuvas.

A abertura do canal para o recebimento de água do Córrego Urutago no Túnel do Marrecas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques