8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Alíquota de 4% do IPI não alavancará negócios, preveem empresários do setor

 

Mesmo com a redução na alíquota do IPI, venda
das indústrias moveleiras não deve ser alavancada. 

 

O governo manteve a alíquota do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) para o setor moveleiro e painéis em 4% até 31 de dezembro de 2014, disse, dia 30 de junho, a presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores, Elizabeth de Carvalhaes. A executiva participou de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A alíquota para revestimentos de móveis também permanece em 4% e a alíquota das luminárias, em 12%. 

- Publicidade -

O presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis e Madeira do Sudoeste do Paraná (Sindimadmov), Edgar Behne, disse que esta medida não terá influência no preço final. Edgar observa que “este um por cento vai refletir em quatro a cinco por cento (a menos) no preço final”. Para o líder empresarial, “na época que estamos vivendo, não chega a ser algo significativo, não provoca um custo significativo pra alavancar as vendas”. 

Antônio Bandeira, proprietário da Estofados Bandeira, de Francisco Beltrão,diz que afirma que a redução do IPI “neste momento não vai refrescar, não foi algo atrativo”. Ele emenda, dizendo que “essa diferença não é o que vai fazer o setor aquecer”. Para ele, após a Copa e o início da campanha política, “pode ser que o ritmo da economia volte ao normal”. 

A associação nacional do setor prevê um crescimento nas vendas de 1,5% a 2% para 2014. “É tímido”, avalia Edgar. Ele não acredita que estes índices serão maiores que o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) de 2014, previsto para 1%. Edgar observa que “a economia, como um todo, está com o freio de mão puxado e nós (o setor) também, como consequência disso”. 

Raio X – Polo moveleiro
A região de Francisco Beltrão conta com pelo menos umas 20 a 25 indústrias de móveis. A maioria delas está localizada no polo moveleiro de Ampere. 

A produção de móveis da região é vendida para todo o Brasil. Algumas das expoentes neste setor são a Marel, Notável, Gaam, Movelmar, Simonetto Design, entre outras. 
As indústrias maiores adotam sistemas modernos de produção. Por aqui se produz cozinhas, home theater, camas, estofados, racks, móveis para escritórios, entre outros.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques