Se por um lado o Brasil tem poucas cidades onde a neve pode ser vista durante o inverno, por outro os vizinhos da América do Sul, como Argentina e Chile, oferecem excelentes opções de lugares para visitar nessa época, com pistas de esqui e outros ambientes bastante charmosos. Confira alguns destinos que são maravilhosos na estação mais fria do ano:
Buenos Aires – Argentina
Com temperatura média de 10ºC no meio do ano, Buenos Aires não é propriamente um destino de inverno, já que pode ser visitada em qualquer estação. Porém, nos meses de junho, julho e agosto, a capital argentina ganha ainda mais charme com a névoa que a encobre. Nesse período, o melhor é visitar um dos parques da cidade, como o Jardim Japonês, os Bosques de Palermo e a Reserva Costanera. Além disso, Buenos Aires também é conhecida pelos diversos bares e cafés, que ajudam a deixar o inverno ainda mais delicioso. Uma grande vantagem dessa cidade é que, por estar bem próxima do Brasil, sempre tem passagens aéreas promocionais, que costumam ser o gasto principal das viagens. Dependendo da data escolhida, uma viagem para Buenos Aires custa o mesmo (ou menos) do que passear em outro estado brasileiro, como pode ser visto aqui.
Bariloche – Argentina
Localizada na Patagônia Argentina, San Carlos de Bariloche é o principal destino que vem à mente dos brasileiros ao pensar em neve e esqui. A proximidade com o Brasil e as excelentes pistas para a prática do esporte justificam essa fama, mas a cidade vai além disso. Há, por exemplo, o Parque Nacional NahuelHuapi, uma área com mais de 700 mil hectares, onde é possível praticar vários esportes e apreciar a natureza; o Bosque de Arrayanes, com suas belas árvores vermelhas; e o Cerro Campanario, onde os visitantes podem avistar a cidade do alto.
Santiago – Chile
Cercada de montanhas e repleta de programas culturais, como museus, casas de shows, parques e teatros, Santiago pode ser visitada durante todo o ano. Mas no inverno a cidade ganha ainda mais turistas, já que em sua região metropolitana estão algumas das principais pistas de esqui da América do Sul. A estação Valle Nevado é a mais famosa, sendo que ela possui hotel, restaurantes e espaços para todos os níveis de conhecimento em esqui. Por ser próxima de Santiago, muitos turistas se hospedam na capital chilena e visitam o complexo durante o dia. Mas para fazer o bate-volta na alta temporada, vale a pena acordar cedo, pois há grandes chances de trânsito no caminho e de encontrar o estacionamento lotado.
Huaraz – Peru
Huaraz é uma belíssima cidade no norte do Peru, localizada às margens do Rio Santa e entre as cordilheiras Branca e Negra. Atualmente, a região possui uma infraestrutura moderna, cheia de lojas, restaurantes e cafés, mas que, apesar disso, preserva o clima de interior. A cidade é o ponto de partida para desbravar as cordilheiras, especialmente a Branca, conhecida pelos cumes nevados e lagos de água azul claro, que é de uma beleza indescritível. A culinária e a cultura peruanas são outros atrativos de Huaraz.