Para alguns, a melhor alternativa é não participar, mas há quem se divirta com as surpresas.
-cmyk.jpg)
Entre as possibilidades está o amigo oculto, no qual a pessoa leva um presente neutro e pega o papelzinho na hora da revelação.
Assim, a surpresa é ainda maior.
Foto: Leandra Francischett/JdeB
Pra quem não gosta, a solução é simples: não participar. Mas há quem não abra mão da brincadeira. Entre as possibilidades está o amigo oculto que é “oculto” mesmo, ou seja, a pessoa leva um presente neutro e pega o papelzinho na hora da revelação. Assim, a surpresa é ainda maior.
Em geral, a maior polêmica ainda está no presente. Afinal, como acertar na escolha? “Dar uma toalha de banho. Também acho legal estipular um valor mínimo e fazer uma listinha de sugestão de presentes de cada participante”, responde Larissa Pisklevitz.
“Se você retirar no sorteio o nome de alguém não muito próximo, experimente dar uma olhada em suas redes sociais. Ou dê algo neutro, sempre funciona. Objetos decorativos ou de uso diário sempre são uma boa pedida”, indica Jakson Porto Cordeiro.
“Não esperar ganhar uma geladeira. É uma brincadeira de confraternização e interação, não crie expectativas! Divirta-se”, diz Juanita Gonçalves Peixer, bem-humorada.
“Nosso grupo já fez muitos e este ano optamos pelo amigo secreto das havaianas, não tem erro”, sugere Ivone Pastro Chioqueta.
“Compre algo que você usaria, que você gostaria de ganhar”, orienta Diloér De Melo.
“Havaianas e pijama todo mundo usa e adora”, destaca Magda Reginatto Prestes.
“Vale-presente” é a dica de Rodrigo Accorsi.
“Chocolate ou creme hidratante ou vinho/cerveja”, diz Priscilla Portugal.
“Presentes unissex, como CD, DVD, toalhas de banho, chocolates, etc. Sorteia na hora os papéis com o nome” é a sugestão de Maria Lourdes Leviski Cembranel.
“Caixa de sabonete de boa marca, bombons, vinho frisante”, diz Karin Schramm Portugal.
“Acredito que temos que nos colocar no lugar de quem vai receber. O essencial é tentar conhecer mais para acertar o presente do seu amigo”, orienta Davi Nesi.
Amigo da onça
“Fazer o amigo da onça. Você compra um presente que dá para todos. Sorteia na hora. O primeiro sorteado escolhe pela embalagem, sem tocar ou erguer. Abre e mostra a todos. O segundo sorteado pode pegar este do primeiro ou pegar um da mesa. Se o grupo é grande fica muito divertido, porque um presente pode ser de várias pessoas, até acabar os sorteios e pegar o último presente da mesa”, sugere Cleusa Gowacki.