6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ampere perde uma de suas pioneiras

Faleceu dona Ana Uncini Saggiorato, de 79 anos.

Dona Ana Uncini Saggiorato foi sepultada no cemitério da comunidade onde residia.

O município de Ampere perdeu uma de suas pioneiras nesta semana. Faleceu terça-feira, 19, na Policlínica Pato Branco, dona Ana Uncini Saggiorato, 79 anos, mãe do ex-vereador e atual vice-prefeito Celso Saggiorato (MDB). Em sinal de respeito e reconhecimento ao trabalho comunitário de dona Ana, o prefeito Zuca Luquini (PSDB) decretou luto oficial de três dias no município – de 19 a 21 de janeiro.

Dona Ana completaria 80 anos dia 28 de fevereiro. Era viúva de Celestino Saggiorato, falecido há 12 anos. Dona Ana nasceu em Passo Fundo (RS) e veio morar na região Sudoeste do Paraná ainda pequena.

Quando tinha 21 anos ela se casou com seu Celestino, em Ampere. As famílias de Ana e Celestino chegaram em Ampere na década de 1950, antes da emancipação político-administrativa.

- Publicidade -

Ana e Celestino tiveram seis filhos, dois deles morreram após o nascimento, e os demais cresceram e constituíram família: Celso, Neuza (em memória), Maria e Ivaldo. São cerca de 11 netos e bisnetos.

[relacionadas]
Dona Ana tinha problema cardíaco e com os anos foi se agravando. Devido ao problema da idade não era possível fazer a cirurgia. Em dezembro, ela teve uma fratura no fêmur e foi encaminhada para cirurgia no Hospital Regional de Francisco Beltrão, que foi feita dia 17 de dezembro.

Dia 20 de dezembro ela deu alta hospitalar e ainda chegou a fazer a reconsulta no pós-operatório. Porém, dona Ana começou a ter problema nos pulmões e o seu quadro de saúde foi agravando, além do problema no coração.

Dia 17 de janeiro, domingo, ela foi internada no Hospital Municipal de Ampere e levada para a Policlínica Pato Branco, onde faleceu terça-feira, 19, às 14h30. Celso conta que a mãe estava recebendo oxigênio por causa dos problemas nos pulmões. Foi feito exame para detectar a Covid-19 e o resultado deu negativo. Um segundo exame para Covid foi feito e deu negativo – o resultado saiu ontem.

 

Continuou no interior
Dona Ana e seu Celestino moravam na Linha Saggiorato, no interior de Ampere. Seu Celestino foi agricultor e dona Ana atuou como catequista, participante da equipe de liturgia das missas e integrou a diretoria da capela da Linha Saggiorato. Mesmo depois da morte do marido, ela continuou residindo na vila.

O corpo da líder comunitária foi velado na casa dela, na Linha Saggiorato, e o sepultamento se deu ao meio-dia de quarta-feira, 20, no cemitério da comunidade. Basicamente só os familiares participaram do velório, da missa de despedida e do enterro, devido às normas da saúde pública para que sejam evitadas as aglomerações de pessoas.

Celso, ex-vereador por cinco mandatos e vice-prefeito para a gestão 2021-2024, conta que sua mãe era uma pessoa extrovertida, alegre, falante. Por onde passava, não passava despercebida. Ele conta que sua mãe fez questão de votar nas eleições municipais de 15 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques