Trata-se da retenção de um ou dos dois testículos na cavidade abdominal ou no tecido subcutâneo.

Testículos removidos na castração.
Note que o normal tem o dobro de tamanho do alterado.
O criptorquidismo (retenção de um ou dos dois testículos na cavidade abdominal ou no tecido subcutâneo) é um importante fator de risco para o desenvolvimento de tumores testiculares. Há estudos que mostram um aumento de 25% nas chances de tumores nos animais que apresentam esta condição. Esta condição é mais comum em cães pequenos, porém qualquer raça pode apresentar. Normalmente, os cães e os gatos já nascem com o testículo na bolsa escrotal, ou estes descem nos primeiros dias de vida.
A ultrassonografia auxilia no diagnóstico desta enfermidade, tendo grande sensibilidade e especificidade. Num primeiro momento, os testículos retidos não se desenvolvem e ficam pequenos, porém, com o passar do tempo, podem desenvolver tumores que crescem bastante rápido, comprimindo e comprometendo estruturas próximas. Mas uma simples palpação pode detectar esta condição.
O diagnóstico precoce é importante e a castração (orquiectmia) recomendada, já que esta enfermidade tem caráter hereditário, e a cirurgia precoce é a melhor forma de cura da doença. A AniMed tem uma equipe especializada em cirurgia, tendo modernas instalações e equipamentos, além de profissionais capacitados para dar toda segurança que o seu pet merece. Ligue e agende uma consulta pelo fone (46) 99915-1150 ou 2601-0021
