Agosto é conhecido como “mês do cachorro louco”.
Embora incomum nos dias de hoje, a raiva ainda preocupa donos de pets. A doença é uma zoonose e nos animais a fatalidade é próxima a 100%. Portanto, a vacinação ainda é a única ferramenta disponível para o controle desta doença. No Brasil, muitos estados e municípios promovem campanhas de vacinação, estimulando a população a buscar os serviços veterinários para tomar a vacina. No entanto, como ainda existem muitos animais de rua, a erradicação da doença ainda está distante.
O mês de agosto é conhecido como “mês do cachorro louco”. Várias histórias e crendices tentam explicar essa relação. Uma das mais aceitas é que neste mês, devido a condições climáticas e ambientais, mais fêmeas entram no cio, e a busca por elas deixa os machos “raivosos”, sendo que os doentes podem transmitir o vírus com maior facilidade. Entretanto, vale lembrar que são apenas crenças e que a vacina pode ser feita em qualquer mês do ano, sempre seguindo a recomendação de um médico veterinário.
Crenças a parte, a AniMed lança também sua campanha de estímulo à vacinação antirrábica. Ela pode ser feita em cães e gatos a partir dos 4 meses de idade e devem ser feitos reforços uma vez por ano. Neste mês, os clientes que fizerem a vacinação na Clínica ganham gratuitamente um vermífugo correspondente ao peso do seu animal. Venha atualizar a carteirinha do seu pet na AniMed.
