8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Arquiteta com raízes na região, Janaina Faedo se destaca em SC e no Brasil

Ela foi eleita pela Revista Sua Casa como uma das cinco profissionais mais influentes do Estado catarinense.

Projetos de interiores — sua especialidade — mesclam estilo clássico com toques mais contemporâneos.

Os projetos da arquiteta Janaina Faedo são conhecidos pelo estilo clássico, mas sem abrir mão do toque contemporâneo nos detalhes. As estátuas de leões na fachada são uma de suas marcas.

Hoje ela é especializada em interiores e neste ano obteve um dos maiores reconhecimentos da carreira: foi escolhida pela curadoria da Revista Sua Casa como uma das cinco arquitetas mais influentes de Santa Catarina. 

Janaina hoje mora em Xanxerê (SC), mas tem forte ligação com a região Sudoeste. A arquiteta nasceu em Pato Branco, é neta do pioneiro de Francisco Beltrão, Luiz Antônio Faedo, e filha de Plínio Faedo e Brígida Ries. “Nasci, me criei e tenho muitos familiares na região”, diz. A arquiteta acabou indo para Xanxerê ainda adolescente.

- Publicidade -

Quando terminou o Ensino Médio, fez um intercâmbio nos EUA e ao retornar já tinha em mente que queria estudar Design ou Arquitetura. Era um tempo em que tais cursos não eram oferecidos na região, então optou por fazer a faculdade em Xanxerê, inicialmente de Design. Pouco tempo depois, migrou para a Arquitetura e quando estava concluindo a graduação começou o namoro com o xanxereense Marcelo Fabiani, com quem é casada. 

 

Ela é conhecida como a “arquiteta dos leões” por incluir grandes estátuas nas fachadas.

Sobrenome não era conhecido
Foi na cidade do Oeste catarinense que ela constituiu família e a carreira, mas sem muitas limitações geográficas. É que hoje Janaina atende muitos projetos em outras cidades — tem um escritório em Pato Branco, inclusive — como no litoral catarinense, Sudoeste do Paraná, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas para conquistar espaço neste mercado, Janaina teve que criar as oportunidades. 

“Depois de formada, sentia que tinha alguma dificuldade em conquistar clientes porque não tinha um sobrenome conhecido em Xanxerê. Eu tinha capacidade para atender, desenvolver bons projetos, mas ainda havia alguma resistência. Então comecei participando de uma mostra de decoração em Chapecó e fiz boa parte por conta, fiquei em segundo lugar e isso foi um grande incentivo. Depois, quando se abriu a janela da internet, comecei a postar os projetos e, principalmente, explicar a execução e os materiais e isso deu um boom na minha carreira e gente de todo o Brasil passou a me chamar”, conta. 

Internet deu visibilidade
Hoje Janaina tem um canal no YouTube (Jana Faedo Arquitetura) com mais de três milhões de visualizações e sua página no Instagram acumula mais de 42 mil seguidores. Ela já foi premiada diversas vezes por seus projetos e comumente é convidada para programas de decoração e arquitetura.

Toda essa visibilidade permitiu fazer trabalhos até no exterior e com um desafio a mais por conta da pandemia. “Geralmente faço o acompanhamento presencial ou ao menos a conferência de medidas. Em Lisboa, por exemplo, um profissional de lá tirou as medidas e, conversando de forma on-line com o cliente, foi possível desenvolver o projeto sem precisar se deslocar até Portugal”, relata. 

Especializada em interiores, Janaina desenvolve projetos considerados de alto padrão, com obras diferenciadas e exclusivas. A colocação das estátuas nas fachadas ajudou a torná-la conhecida como a “arquiteta dos leões”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques