Geral
A importância da arquitetura se mostra presente desde sempre, inclusive nestes tempos de pandemia. A necessidade das pessoas contaminadas com a Covid-19 se isolarem, dos hospitais terem seus espaços otimizados e adequados para trabalhar, e até mesmo a circulação das pessoas nos ambientes públicos e privados demonstram o quanto é importante planejar os mais diversos ambientes, além de ser algo extremamente necessário.
Através de estudos de viabilidade, ergonomia, bom aproveitamento de espaços, luz natural, iluminação, circulação e ventilação, paisagismo, entre outras técnicas, aliados aos desejos e vontades do cliente, o arquiteto consegue montar o projeto dos sonhos dentro das condições viáveis do espaço e que a legislação permite.
Dessa forma percebe-se a relevância do trabalho da arquitetura para o bem-estar da convivência humana em sociedade. Valorize o trabalho local. Valorize o arquiteto.
Algo simples que pode ser feito para ajudar no combate ao coronavirus é criar uma área de transição na entrada do nosso lar. E para isso temos que montar um espaço onde podemos trocar e armazenar os calçados sujos pelos limpos, ter o álcool em gel e pendurar bolsas, casacos e chapéus que foram usados na rua. Utilize duas caixas de feira, de madeira, ou de plástico sobrepostas (fixadas uma na outra ou não) para formar um móvel para os calçados, e sobre ele coloque o álcool em gel. Do lado você pode usar um mancebo (cabideiro vertical) e para finalizar um tapete no chão para demarcar o espaço.
Pronto, assim você e sua família estarão mais seguros!
Eliana V. Batista e Chalini Aliqui
Arquitetas em Francisco Beltrão
e integrantes do Nudearq