Geral

Em meio à pior crise hídrica da história do Paraná e o aumento dos custos no abastecimento de água, o uso da cisterna para a manutenção das piscinas tem sido uma solução vantajosa para a redução dos custos operacionais. Visando estes benefícios, a Kisol Beltrão recomenda este sistema para todos os seus clientes.
Tamara Ribeiro, gerente comercial da Kisol Beltrão, explica que a reposição da água na piscina é um procedimento necessário, pois há uma perda natural devido à evaporação, filtragem e até ao próprio uso. Com isso, mesmo para quem mantém a manutenção semanal em dia, a operação pode encarecer. “Você acaba jogando um pouco de água fora, porque fará a lavagem da areia e do sistema de filtragem semanalmente, e a piscina precisará ser completada com a água da torneira, que é tratada e fornecida pela Sanepar.”
Para quem não faz a manutenção semanal corretamente, o gasto pode ser ainda maior. “Para as pessoas que não têm o hábito de usar a piscina frequentemente ou, principalmente, não limpam a piscina da forma recomendada e a deixam parada por 20 dias, jogarão ainda mais água fora, porque o sistema de filtragem não será o suficiente para fazer a limpeza devido ao acúmulo de resíduos externos, sendo necessária uma drenagem na piscina, jogando essa água fora.”
A cisterna como aliada na redução dos custos
A Kisol Beltrão tem recomendado o uso da cisterna para auxiliar na manutenção da piscina, reutilizando a água da chuva e reduzindo a necessidade da reposição da água fornecida pela Sanepar. Os resultados na redução dos custos de manutenção são visíveis.
Tamara enfatiza que a cisterna é uma grande aliada, além de ser uma água facilmente tratada. “Você completará a piscina com essa água e poderá fazer o tratamento da cisterna convencionalmente, através da limpeza semanal da piscina, ou com equipamentos que nós temos disponíveis e farão a limpeza diretamente na cisterna.”
A empresa possui equipamentos específicos para o tratamento da água da cisterna, como a boia de cloro, que é responsável pela sanitização desta água armazenada. Este pré-tratamento é concluído no sistema de filtragem da piscina, deixando-a saudável para o banho.
Tamara explica que a piscina tem se tornado um desejo do beltronense para melhorar a área de lazer residencial, mas é importante pensar nestes cuidados para a sua preservação ao longo dos anos. “Devido ao nosso clima que exige essa necessidade. Sem falar da pandemia, que nos fez pensar em formas de lazer para a residência. Como não se pode interagir com outras pessoas ou ir para um clube, o beltronense está melhorando a residência para torná-la agradável e passar mais tempo nela. A piscina se tornou um desses itens de melhora; é um item que ficará por anos, então tem que pensar que todos os meses precisará repor essa água, sempre que necessário”, conclui.