17.4 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 18 de junho de 2025

Edição 8.228

18/06/2025

Assis do Couto defende aposentadoria rural

Assis do Couto defende aposentadoria rural


Assessoria
O deputado federal Assis Miguel do Couto (PT) saiu em defesa da aposentadoria rural, na semana passada, em Brasília, na tribuna da Câmara dos Deputados. Criticando o desconhecimento da realidade rural de quem defende que o trabalhador ou a trabalhadora rurais e agricultor ou agricultora familiares não devam se aposentar por causa do valor de suas contribuições previdenciárias ? uma proposta nascida nos tempos do governo anterior de FHC ? , Assis lembrou que os agricultores brasileiros ??começam a trabalhar desde muito cedo na lavoura, ajudando os pais em afazeres que vão desde a lida na roca, o trato de animais aos trabalhos domésticos??.
Vejam que qualquer um desses agricultores trabalha bem mais de 40 anos até atingir a idade de se aposentar que, no caso dos segurados especiais, é de 60 anos para o homem e de 55 anos para a mulher. Sua aposentadoria é fixada em um salário mínimo”, alerta o deputado.
Assis destacou, também, o quanto é ??árduo o trabalho de um agricultor, que, de sol-a-sol, lida com tarefas difíceis e pesadas, próprias da atividade agrícola ou agroindustrial??. “A mecanização é praticada em grandes propriedades ou somente em culturas específicas; o grosso do trabalho na agricultura familiar ou nas atividades dos assalariados rurais é feito manualmente”, argumenta.
Sexta da semana passada, em Francisco Beltrão, aconteceu o Seminário Regional sobre Reforma da Previdência, numa promoção conjunta do Núcleo Sindical, PT Regional, Cresol, Sisclaf e Assesoar. Um dos presentes foi Amadeu Bonato (leia box ao lado).
Em debate, as reformas na Previdência Social que vêm do ex-governo FHC e que tirariam conquistas da agricultura familiar garantidas desde a Constituição de 88, e que foram faladas por Assis na Câmara. A esperança dos movimentos populares e de agricultores familiares é que o governo Lula (PT) esteja mais aberto às reivindicações e que garanta as conquistas consagradas na Constituição. A mobilização dos agricultores familiares do Sudoeste ? mais de 20 municípios marcaram presença em Beltrão ? propõe uma pauta que garanta o que é lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques