19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Atuação como vereadora fez de Sandra Ribeiro a primeira mulher no Executivo

Ela quer manter o estilo de fazer política: ouvindo as pessoas, buscando recursos e atuando com diferentes setores.

Sandra foi vereadora por dois mandatos e escolhida como vice, no ano passado, na chapa de situação.
Sandra foi vereadora por dois mandatos e escolhida como vice, no ano passado, na chapa de situação.

A ligação da vice-prefeita Sandra Ribeiro com a política não é de hoje. Ela é envolvida com campanhas desde a juventude e o gosto por ouvir as pessoas, a participação na comunidade e a atuação como vereadora ajudaram a pavimentar o caminho para ser a primeira mulher no Executivo de Salto do Lontra. “A política tá no sangue”, resume.

Sandra vem de uma família de agricultores familiares de Salto do Lontra. Quando ainda era criança, todos se mudaram para Campina Grande do Sul, devido a dificuldades no meio rural. Lá, ela já demonstrou interesse na participação política, mas a oportunidade para ser candidata só veio anos mais tarde, depois de ter retornado à terra natal.

“Em Campina Grande do Sul, já participava de campanhas do governador Requião, na época, e tinha uma certa atuação. Depois que retornamos, tive uma banda com meu irmão — hoje falecido — e participei de outras, o que ajudou a ser conhecida. Além disso, conversava muito com as pessoas e foi do meu cunhado, vereador na época, que surgiu o convite para ser candidata”, relata.

- Publicidade -

Sandra se elegeu pela primeira vez em 2012 e, quatro anos mais tarde, fez quase o dobro de votos, novamente como vereadora. E o trabalho no Legislativo lhe rendeu a oportunidade de ser vice na chapa de situação, encabeçada pelo prefeito Fernando Cadore. “Na época das convenções, teve um pouco de resistência por estar quebrando um tabu e ser mulher num cargo Executivo e também por outras pessoas que almejavam a mesma função. Mas a escolha do meu nome foi quase que popular, por meio de pesquisas e conversas, um reconhecimento.”

 

A vice tem noção da responsabilidade que o cargo traz, mas, para ela, não há muita diferença no trabalho na Câmara e na Prefeitura. “Cada função é diferente, mas sempre busquei ser uma vereadora atuante, fazendo indicações, buscando recursos e, principalmente, ouvindo a população, seja no gabinete, na rua, aqui em casa. Agora, na Prefeitura, o trabalho não é muito diferente, quero manter esse mesmo estilo de fazer política, ao lado do Fernando”, comenta.

Os Ribeiro têm tradição na política de Salto do Lontra. O cunhado de Sandra, Nilson, já foi o vereador mais votado, o primo Orlando exerceu três mandatos e o filho dele, Evelázio, dois. “Como vice, quero manter essa história da família e minha, fazendo um trabalho diferenciado que vai contribuir com o município e deixar nossa marca.”

 

[relacionadas] 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques