A Secretaria de Agricultura de Beltrão já está fazendo os cadastros dos agricultores interessados.
.jpg)
Os municípios de Capanema, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão e Renascença encaminharam cartas de intenção para a Secretaria de Estado da Agricultlura e Abastecimento (Seab) de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Adesão Direta (PAA), através da compra com doação simultânea, para 2021.O programa já era executado, em nível nacional, pelo Ministério da Cidadania, mas neste ano teve uma nova modalidade. Após as cartas enviadas pelas prefeituras, a Seab aceitou a adesão dos quatro municípios do Sudoeste. A Seab/Governo do Paraná passa a atuar como um intermediador, neste programa, entre os governos federal e municipais.
Parcerias no municípioNo município de Francisco Beltrão o programa passa a ser coordenado pelas secretarias municipais de Agricultura e da Assistência Social, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), do Governo do Estado.De acordo com o secretário Claudimar de Carli, da Agricultura, de segunda-feira, 21, até sexta-feira, 25 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura recebe as inscrições de agricultores familiares que tenham produção própria de hortifrutigranjeiros, panificados e produtos minimamente processados. Para se inscrever é preciso apresentar cópia da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) física e da licença sanitária do estabelecimento ou da agroindústria familiar.
No míninimo 40 famíliasA Seab está disponibilizando para o município de Beltrão R$ 260 mil, com a meta de beneficiar no mínimo 40 agricultores familiares, com valor máximo de R$ 6.500 por agricultor. Os produtos adquiridos serão destinados para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas por entidades socioassistenciais. A distribuição será feita pela Secretaria de Assistência Social. Informações complementares diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura ou pelo telefone (46) 3520-2179, falar com Barbara ou Vaneza.