Geral

O setor de turismo foi afetado em todo o mundo e no município de Francisco Beltrão não foi diferente. Mas departamento responsável pelo setor, junto à administração municipal, tem trabalhado para preparar a área turística para uma retomada gradual das atividades. “Com a pandemia há uma tendência de busca por alternativas locais e regionais de turismo”, explica Janaína Melatti, responsável pela área.
Segunda-feira, 3, os membros do Conselho Municipal de Turismo tiveram a primeira reunião presencial do ano no Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. Representando a administração municipal, estiveram presentes o vice-prefeito Antonio Pedron e os secretários municipais Alexandre Pécoits (Planejamento), Liliana Andrade (Desenvolvimento Econômico) e Claudimar de Carli (Agricultura).
Durante o encontro também foi renovada a diretoria do Conselho que agora tem na presidência Matheus Viana (representante da Associação Beltronense de Imprensa), na vice-presidência Liliana Andrade (secretária municipal de Desenvolvimento Econômico) e como secretária Janaina Melati (coordenadora do Departamento Municipal de Turismo).
Outro assunto tratado foi o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
Outro assunto debatido foi com relação ao Programa Nota Paraná, que agora conta com a opção Paraná Pay, onde o usuário poderá converter o crédito do Nota Paraná para uso exclusivo em despesas com o turismo.