23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Beltronense Laís representa o Paraná em intercâmbio com os Estados Unidos

Geral

A beltronense Laís dos Santos Dellani acaba de chegar nos Estados Unidos para um intercâmbio e diz que está adorando. Nesta selfie, Laís com outras duas intercambiárias: Nonja, da África do Sul; e Judit da República Dominicana.

Dia 31 de julho, a beltronense Laís dos Santos Dellani embarcou para os Estados Unidos, junto com mais seis jovens brasileiros, para viver lá quase um ano, escolhida pelo Regional English Language Office (RELO) da Embaixada dos EUA no Brasil.

Laís dos Santos Dellani, 20 anos, filha de Suzana Santos e Itacir Dellani (im memoriam 7/6/2021), é de família humilde, sempre estudou em escola pública, passou no Enem com nota 900, quando ingressou na UTFPR de Pato Branco, curso de Letras, Inglês/Português. Está no terceiro ano do curso.

Há alguns meses, devido à parceria da UTFPR com a Embaixada dos EUA, pediram que fossem indicados os cinco melhores alunos, considerando notas e coeficiente, assim como de várias instituições públicas do Paraná, entre eles estava a Laís. De todo o Paraná, ela foi a única escolhida.

- Publicidade -

Ao todo são sete escolhidos no Brasil: um de Minas, um de Mato Grosso, um do Rio de Janeiro, um de São Paulo, um do Acre, um do Rio Grande do Sul, e a Laís, representante do Paraná.

Ao saber de sua classificação, Laís agradeceu “à professora Priscila Laurindo, que sempre me apoiou durante o Ensino Médio, ao professor Adrialdo, da Escola Planeta Inglês, e sua esposa, que sempre incentivaram e apoiaram, a minha família e amigos, em especial ao meu pai, que não está comigo hoje, mas estava há um mês, me apoiando e incentivando”.

A aventura iniciou sábado, dia 31/7, às 8h, da manhã, em Chapecó (SC), foram quatro aviões e um ônibus e mais de 36 horas de viagem até Jamestown, em Nova York, com retorno previsto para junho de 2022. Durante dez meses, Laís poderá vivenciar a cultura americana, e também expandirá a cultura brasileira e paranaense.

Segundo a professora doutora Taisa Pinetti Passoni, responsável pelas atividades de internacionalização do curso de Letras Português-Inglês da UTFPR, campus Pato Branco, “o programa em questão se chama Community College Initiative (CCI) Program, voltado ao entendimento mútuo entre os cidadãos dos Estados Unidos e os cidadãos dos países parceiros e está calcado em cinco pilares: experiência acadêmica, intercâmbio cultural, aprendizagem em serviço, desenvolvimento profissional e de carreira, liderança e planejamento de ação.

Laís, antes de embarcar para os Estados Unidos.

Laís diz que está adorando
Ontem, pelo Whatsapp, Laís enviou o seguinte texto, sobre suas primeiras impressões dos EUA e se vai aguentar lá os dez meses que estão programados.

“Eu estou adorando! Aqui tudo é muito diferente, o clima é mais úmido, as comidas são servidas em porções maiores e quase ninguém usa máscara! Quase toda a população da cidade está vacinada e o uso de máscara não é obrigatório em lugar nenhum.

Eu estou morando com mais três intercambistas, uma da República Dominicana, uma da África do Sul e uma de Bangladesh. Está sendo uma experiência extremamente engrandecedora, conhecer novas culturas, comidas típicas, costumes diferentes.

Pelo programa vieram intercambistas de muitos outros países, então a comunicação acontece toda através do Inglês, e, como cada um de nós está em um nível diferente da aquisição do idioma, às vezes o diálogo é um pouco difícil, então, além de tudo, estamos aprendendo a lidar com essas barreiras de linguagem.

E sobre aguentar os dez meses, eu espero que sim, hahahah, por enquanto tudo parece muito incrível, divertido e interessante, mas minhas aulas na faculdade começam mesmo a partir do dia 23, é quando vou ter aquele choque maior da diferença das escolas e universidades brasileiras com a estadunidense, aí sim vou precisar me readaptar ainda mais!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques