16.2 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Bernardo Cardoso conquistou 1º lugar em Direito na concorrência ampla da Unioeste

Ele é filho do casal de advogados Idamara e Clóvis Cardoso.

Bernardo Cardoso, aluno do Colégio Alfa, comemora a aprovação.

“O Direito está no DNA do Bernardo”, brinca Idamara Cardoso, sobre o filho, que ficou em 1º lugar em Direito na concorrência ampla da Unioeste. Ana Júlia Dalla Vale também ficou em 1º lugar, mas como cotista, conforme publicado na edição de ontem. Bernardo “nasceu” dentro do escritório de advocacia, como contam os pais Idamara e Clóvis Cardoso, ambos advogados, o que contribui para justificar sua paixão pelo curso. “Primeiro, ele ia para o Fórum e para Vara de Trabalho no meu ventre, depois no carrinho, mais tarde pela mão. Com 6 anos, ele começou a mexer nas coisas, atender telefone. Hoje, faz petições, recursos, e tem uma visão do Direito que está no DNA”, diz Idamara.

Bernardo é beltronense e completou 17 anos há apenas uma semana, no dia 27 de agosto. Do 6º ano do Ensino Fundamental até a metade do 1º ano do Ensino Médio, ele estudou no Colégio Estadual Suplicy. Há um ano e meio, com a chegada da pandemia, os pais optaram por transferi-lo para o Colégio Alfa, onde ele cursa hoje o terceirão. Por não ter concluído o ensino médio, Bernardo não pode se matricular, mas a família já entrou na justiça para garantir sua vaga. 

“Acredito que a escola pública é boa sim. Além disso, o Bernardo sempre teve foco nas coisas. Eu sabia que ele tinha potencial para passar; ele já passou no vestibular da Unipar, mas não entrou, porque não terminou o ensino médio, embora ele já esteja aprovado no terceirão”, explica sua mãe. Com apenas 11 anos, ele fez seu primeiro Enem. 

- Publicidade -

Rotina intensa
A rotina de Bernardo é intensa; pela manhã, ele estuda em casa, à tarde, trabalha com os pais no escritório e, à noite, estuda no Alfa. Quanto ao vestibular da Unioeste, ele achou mais complicado as questões de exatas e ficou contente com sua nota na redação: 53,6. “Fui bem na redação, o professor Dirlei de Lima foi fundamental para meu desempenho, em conjunto com os demais profissionais do Alfa”, comenta Bernardo, grato. 

Redação
O tema da redação foi “ciência versus anticiência na sociedade contemporânea”; ele considera um pouco polêmico, mas acredita que “deu pra fazer um texto legal”. 

Surpresa na aprovaçãoBernardo ressalta que, no primeiro momento, não acreditou no resultado. “A Unioeste divulgou dia 30, com uma live, mas a página estava congestionada e eu não consegui acesso, então um amigo viu e me falou.” Quanto ao trote, organizado pelo Colégio Alfa, ele ficou muito feliz. “O pessoal do Alfa é muito acolhedor. Deu para dar uma aliviada, ver que o estudo vale a pena.” 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques