6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Bom Sucesso Do Sul: Ministério Público pede fim de carona no transporte escolar

Transporte escolar de Bom Sucesso vai ser somente para alunos a partir de dezembro.

Segundo informações da Prefeitura de Bom Sucesso do Sul, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) está recomendando aos municípios do Estado o fim das caronas no transporte escolar e que as prefeituras devem se adequar às normas. De acordo com ofício encaminhado pelo MP, fica impedido o uso do transporte escolar por pessoas que não atendam as especificidades da legislação, sendo de total competência dos motoristas vedarem o acesso aos veículos. Só os alunos terão permissão para uso do transporte. A proibição também será alertada através de adesivos afixados nos veículos. 
O diretor do setor de transporte escolar da Prefeitura de Francisco Beltrão, Levi Lira, comenta que a norma, tanto em nível federal quanto estadual, “realmente impede que pessoas estranhas aos alunos sejam transportados, porque o nome já diz ‘transporte escolar'”.
No entanto, Levi fala também dos problemas que isso acarreta. “Aqui em Francisco Beltrão tem algumas dificuldades, porque temos algumas linhas do interior onde não existe transporte coletivo de passageiro, só o veículo escolar que transita lá, e tem pessoas como idosos com problemas que não têm veículo e tal e que precisam, cobram e pressionam para que o veículo escolar conduza ele também.”
Por isso, Levi afirma que deve buscar alternativas. Em seminário sobre o transporte escolar, na quarta-feira, 18, Beltrão recebeu o especialista Darci Reali para discutir uma regulamentação municipal do serviço do transporte escolar. Na ocasião, o palestrante deu “dicas também sobre alguma possibilidade que existe de mudar alguma coisa no contrato em algumas linhas que têm poucos alunos, que seja possível a gente fazer uma concessão de transporte coletivo ao invés de ser escolar, que aí poderá, de repente, legalizar essa questão de passageiros, em alguns locais que não têm linha de passageiro e que há poucos alunos para serem transportados”, conta o diretor Levi.
Em Bom Sucesso do Sul, o assunto foi tratado em reunião na última semana. Após debate, ficou acatada a recomendação do MP e será levada ao conhecimento da comunidade a decisão e os motivos. A norma também deve chegar ao conhecimento dos motoristas, funcionários municipais e terceirizados, quando existirem.
Como forma de melhor preparar a comunidade para o próximo ano letivo frente à decisão, as mudanças passam a valer a partir de 1º de dezembro. Assim, o ano letivo 2016 já inicia sob as novas normas e a comunidade deverá estar ciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques