6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Brasil criou 253 mil vagas de emprego em outubro

Geral

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que foram gerados 253.083 empregos com carteira assinada em outubro. O números fazem parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Conforme o levantamento, o saldo é de 2,6 milhões de novas vagas nos dez primeiros meses deste ano. Na avaliação do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o saldo positivo na criação formal de empregos é uma demonstração da recuperação formal da economia. “Apenas neste ano, mesmo com os efeitos ainda do ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’, conseguimos gerar mais de 2,6 milhões de novos postos formais de trabalho”, afirmou o ministro.

No mês passado, o setor de serviços gerou 144,6 mil postos de trabalho. No comércio, foram criadas 70,3 mil vagas. Em terceiro lugar, o setor da indústria teve saldo de 26,6 mil novos empregos. Bruno Dalcolmo, secretário-executivo de Trabalho e Previdência, afirmou que as empresas estavam contratando a um ritmo forte até agora e que havia um limite para essa expansão. Para ele, as contratações passam a ter agora uma dependência maior da dinâmica da economia. “Não há um desaquecimento, o que há é um processo normal porque as empresas contrataram pesado desde o ano passado até agora, e há um limite para isso. As empresas não vão continuar contratando ad infinitum. Em algum momento, elas começam a depender da dinâmica geral da economia.”

Exportações
“Claro que isso é influenciado pela demanda por produtos, pelas exportações, pelos valores das commodities, pela confiança do empresariado, questões relacionadas à inflação. Mas aí é uma dinâmica normal da economia. Ao contrário de uma desaceleração, o que estamos experimentando agora é um processo de normalização das contratações e demissões, e isso é muito bom.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques