12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Brasil quer trocar pagamento da dívida externa por investimento na educação

Brasil quer trocar pagamento da dívida externa por investimento na educação

  (AF) – O Brasil apresentou ontem formalmente a proposta de incluir no relatório final da 47ª Conferência Internacional de Educação, que acontece em Genebra (Suíça), a idéia de trocar parte do pagamento dos serviços da dívida externa de países em desenvolvimento com agências internacionais e credores por investimentos em educação e alimentação escolar.
Em uma apresentação de três minutos, feita em espanhol (por ser uma das línguas oficiais do evento), o ministro Tarso Genro (Educação) disse que o Brasil está adotando medidas nesse sentido em relação aos países do qual é credor e colocou a proposta como ??uma possibilidade de financiamento adequado??.
Segundo ele, a sugestão tem o apoio da Unesco, que promove a conferência, e da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação).
??É necessário sair dessa reunião com uma afirmação política de grande efeito??, disse. Recebeu o apoio dos representantes da Suécia e Finlândia, que fizeram a manifestação durante suas apresentações.
Quarta-feira, na plenária de abertura da conferência, o ministro argentino Daniel Filmus havia citado em sua intervenção a proposta sobre a dívida, já discutida em reunião dos ministros da Educação de países do Mercosul.
A conferência internacional discute neste ano a qualidade do ensino, principalmente de jovens. Terminará amanhã com a divulgação do relatório final que trará os principais pontos discutidos por representantes de mais de cem países.


Fies tem inscrição prorrogada
As inscrições para o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior do Ministério da Educação (Fies/MEC) foram prorrogadas até o dia 17 de setembro. O Fies é destinado aos alunos que freqüentam universidades particulares e auxilia no pagamento de 10% a 70% do valor das mensalidades.
Um balanço parcial realizado pelo ministério descobriu que em 20 dias de inscrições abertas, as inscrições cresceram cerca de 30% em relação ao ano passado. ??Se nós fechássemos as inscrições amanhã (hoje, 10), deixaríamos de fora um grande contingente que poderia se candidatar??, explicou o secretário de Educação Superior, Nelson Maculan.
Este ano, o MEC está oferecendo 50 mil vagas e, até agora, 192 mil pessoas já se candidataram. O balanço parcial mostra que os Estados com mais inscritos são: São Paulo, com 39 mil; Minas Gerais, com 28 mil, e Bahia, com 15 mil.
A expectativa do ministério é alcançar o mesmo número de inscritos em 2003: 280 mil estudantes.
Para se candidatar, o estudante deverá se inscrever pela internet nos endereços: www.mec.gov.br/sesu/fies ou http://fies.caixa.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques