Bush abre 13 pontos à frente de Kerry, diz Gallup
(Folhapress) – Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Gallup mostra que o presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, George W.Bush, tem 13 pontos percentuais de vantagem em relação a seu adversário, o senador democrata John Kerry.
A pesquisa, feita entre os dias 13 e 15 de setembro, mostra que Bush tem 55% dos votos dos eleitores norte-americanos que pretendem votar, mas que não são registrados, contra 42% de Kerry.
Entre os eleitores registrados, a liderança de Bush diminui um pouco: o republicano tem a preferência de 52%, contra 44% do democrata.
Os números representam uma melhora representativa do desempenho de Bush desde a convenção do Partido Republicano, realizada na primeira semana de setembro, em Nova York.
Até a convenção ? que teve como principal destaque o esforço dos republicanos em mostrar à opinião pública um partido mais aberto e democrático ?, os dois candidatos apareciam nas pesquisas dividindo voto a voto a preferência dos eleitores.
Para se ter uma idéia, uma semana antes da convenção, pesquisa feita pelo jornal ??USA Today??, em parceria com a rede de TV CNN e também pelo Instituto Gallup, mostrava Bush e Kerry praticamente empatados em 46%.
Apesar do protesto que reuniu mais de 200 mil pessoas contra Bush ? realizado em Nova York durante a convenção ?, foi a partir dessa data que os republicanos conseguiram alterar as condições políticas e as atitudes em relação aos candidatos em favor do presidente.
Minorias
Com um discurso mais voltado às minorias [a participação de negros na convenção, por exemplo, aumentou mais de 60% em relação há quatro anos], Bush também deu ênfase à luta contra o terrorismo, tema que é tão importante para os norte-americanos quanto as questões econômicas.
Segundo a mesma pesquisa do Instituto Gallup, 52% dos norte-americanos aprovam o governo Bush.
A pesquisa foi feita por telefone com 1.022 pessoas ? todas com mais de 18 anos de idade. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Kerry diz que Bush vive no mundo da fantasia
O candidato democrata John Kerry disse ontem que George W. Bush vive ??em um mundo da fantasia?? em relação ao Iraque.
??Os EUA merecem um presidente que não jogue com a política e com a segurança nacional; que não ignore seus serviços de inteligência enquanto vive em um mundo da fantasia??, disse Kerry, sobre o relatório do Conselho Nacional de Inteligência apresentado a Bush em julho. No documento, são descritos três cenários pessimistas em relação ao futuro iraquiano. Kerry também voltou a duvidar de que seja possível realizar eleições em janeiro no Iraque.
Em evento promovido por veteranos da Guarda Nacional, onde Bush falara dias antes, Kerry voltou a atacar o presidente. Em Minnesota, Bush disse que ??as posições conflitantes? de Kerry ??enviam os sinais errados a nossas tropas, a nossos aliados e, pior ainda, aos nossos inimigos??. ??Estou competindo contra um sujeito que tem cerca de oito posições diferentes sobre o Iraque??, acrescentou o presidente.