Geral
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) realizou nesta semana a reunião mensal do conselho de administração, reunindo diretores e presidentes de 36 entidades da região. Entre as pautas, destaque para a capacitação para presidentes e diretores a ser realizada em 24, 25, 26 e 31 de agosto e 1º de setembro, no período noturno, de forma on-line.
A Cacispar somou forças com o Comitê de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas (La Frontera) para estender a capacitação para presidentes e diretores a todas as ACEs do Sudoeste, sem custos para as entidades. A iniciativa contará com o apoio do Sebrae. O presidente da Cacispar, empresário de Realeza, Paulo Sergio Bueno, observa que todas as associações empresariais da região elegeram novas diretorias em 2020 e este é o momento de capacitar os novos diretores, que estarão à frente das entidades pelos próximos dois anos.
“Fizemos uma pesquisa com as associações e os temas mais solicitados foram associativismo e liderança. Nossa intenção é apresentar a essência do associativismo aos novos diretores, para que possam trabalhar ainda melhor pelos associados”, explica Paulo. Nova consultora do programa CcmercialNa reunião, também foi apresentada a consultora do novo Programa Comercial Faciap/Cacispar. Marina de Fraga Vilaça Casali, que já trabalhou no Programa de Certificação em Gestão da Faciap (PCGF), a escolhida para dar atendimento às ACEs.
A iniciativa objetiva o fortalecimento das áreas comercial e de relacionamento das entidades, visando o desenvolvimento econômico sustentável. Os investimentos ficarão sob a responsabilidade da Faciap, Cacispar e de parceiros. “Há a preocupação com a situação das entidades em virtude da crise provocada pela pandemia. Vamos iniciar o trabalho por ACEs de menor porte, pois são as que sofreram mais impactos. Mas, todas as associações serão contempladas. Vemos o programa como essencial para a manutenção e o fortalecimento do sistema associativista”, ressalta Paulo Sergio Bueno.
Brasil Mais
Representantes da Regional Sul do Sebrae, liderados pelo consultor Elizandro Ferreira, também participaram da reunião e apresentaram detalhes do Programa Brasil Mais, iniciativa que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia e executado por Senai e Sebrae. Estão abertas as inscrições para o novo ciclo, com duração de quatro meses, sem custos para as empresas. O Brasil Mais (brasilmais.economia.gov.br) visa o aumento da lucratividade, com conteúdos e soluções trabalhados na prática. Ainda estão disponíveis 17 das 66 vagas disponibilizadas para a região.