15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Cadeia de ovinos e caprinos será profissionalizada

Produtores terão acompanhamento técnico para produzir com excelência.

Em pé, Sidiclei Risso fala no lançamento do plano de incentivo à cadeia de caprinos e ovinos de Marmeleiro, no Centro de Capacitação de Professores.

A partir do próximo mês, a produção da cadeia de ovinos e caprinos deve começar a ser profissionalizada no município de Marmeleiro. Alternativa para incremento de renda das pequenas propriedades rurais, atualmente a produção serve apenas para a subsistência de algumas famílias produtoras. O objetivo é que todos os produtores possam trabalhar com o mercado consumidor, que aumenta a cada dia. O secretário municipal de Agricultura, Sidiclei Risso, diz que os produtores terão todo acompanhamento e assistência técnica completa para que possam ter um incremento na renda. “Hoje, existe a produção, mas é desuniforme e precisamos que isso seja feito de forma com que haja bastante volume e qualidade, para que os produtores possam atender ao mercado. Precisamos ter volume para que possamos colocar nos frigoríficos”, informa Sidiclei.

[relacionadas]
Agregar valor
Os atendimentos nas propriedades serão feitos pela veterinária Talia Cristina Francescon Dahmer, secretária Municipal de Agricultura, e pelo zootecnista Wagner Brogin Júnior, contratado para prestar o serviço aos produtores. Talia afirma que os produtores terão toda a atenção necessária em cada uma das etapas da produção. “Vamos atender sanidade, manejo, ambiência, genética e toda a gestão da propriedade para que os produtores possam agregar valor aos seus produtos”, diz. Ela destaca dois pontos importantes que a profissionalização deve trazer. “Vai evitar que os animais sejam transportados sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), porque podem ser portadores de doenças, e também deve diminuir o êxodo rural, porque os produtores terão uma alternativa de renda.”

Aumento na renda
Sidiclei salienta que, além de essa ser uma grande alternativa para as pequenas propriedades, é uma ótima oportunidade para aqueles que hoje não se encaixam em nenhuma outra cadeia produtiva. “O mercado consumidor das carnes de ovinos e caprinos é bem grande. O que precisamos é fazer com que as carcaças sejam produzidas de acordo com as exigências do consumidor, porque mercado não falta. É uma possibilidade de renda para aqueles que não se encaixam em grãos, leite, hortifruti, frangos e ovos.” Segundo Sidiclei Risso, será dado o máximo de atenção aos produtores para que possam produzir com total excelência. “Vamos dar atenção à assistência técnica, genética, sanidade, nutrição, manejo, ambiência, mas também à gestão”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques