23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Cães são capazes de identificar todas as cores?

Na hora de escolher um brinquedo, o azul é a cor ideal.

Ronivan Gobbi, da Clinicão, especialista na área de oftalmologia.

É uma curiosidade comum saber como os animais enxergam. Os cães, por exemplo, vêem nitidamente algumas cores e apenas identificam diferentes tonalidades de outras, como o amarelo. A cor do olho influencia de alguma forma? Quem esclarece esta e outras dúvidas é o médico veterinário Ronivan Gobbi, da Clinicão, especialista na área de oftalmologia.

É possível identificar como os animais enxergam as cores?
É uma pergunta frequente, principalmente pra mim, que sou especialista na área de oftalmologia. Eles enxergam com tonalidades coloridas, mas não como nós enxergamos. Eles não enxergam todas as cores do espectro da cor, o arco-íris, por exemplo. O ser humano enxerga laranja, amarela, verde, azul e violeta, enquanto os cães enxergam preto, amarelo escuro, amarelo claro, cinza, azul claro e azul escuro. Eles não conseguem ver todas as cores que nós enxergamos.

Por que isso acontece?
Isso acontece porque há duas células responsáveis pela visão na retina, que são os cones e os bastonetes. Os cones são responsáveis pela visão das cores e os bastonetes pela captação da intensidade da luz. As espécies que têm uma variedade maior de cones enxergará mais colorido. As espécies que têm variedade maior de bastonetes terão a capacidade de ter uma visão mais aguçada sob uma incidência pequena de luz; o gato é um exemplo disso. Os felinos têm mais bastonetes que os cães e até que os humanos, por isso eles têm hábito noturno.

- Publicidade -

Há semelhança com os olhos humanos?
Humanos enxergam mais detalhado, mais intenso e conseguem diferenciar melhor as cores, porque nos seres humanos há três variedades de cones, é uma visão chamada tricromática, e os cães são dicromáticos, ou seja, só dois tipos de cones, então reagem à luz vermelha e azul. Os humanos reagem às cores verde, vermelho e azul, por isso essa capacidade de diferenciar as cores dos arco-íris, do laranja ao violeta. Os cães não enxergam algumas cores, por exemplo, o verde ele enxerga amarelo um pouco mais escuro; o amarelo é amarelo; o vermelho também enxerga amarelo, mas ainda mais escuro. Basicamente, o verde e o vermelho, o cão não enxerga, ele vê tudo amarelo.

A cor dos olhos interfere?
A cor dos olhos não interfere em nada. A estrutura ocular que determina a cor dos olhos é a íris, o que não interfere na acuidade visual dos animais. Em caso de cores claras de íris, a raça se desenvolveu em regiões mais frias, com necessidade de luminosidade menor. As cores mais claras refletem mais a luminosidade e eles têm mais sensibilidade, mas não interfere na capacidade visual do animal. Eles têm mais sensibilidade à luz, porque têm alteração de pigmentação na retina e não por causa da cor da íris e assim tende a absorver mais luz. Em ambientes com luminosidade menor, eles conseguem enxergar melhor. A própria íris é uma barreira pra penetração da luminosidade, então no caso de olho mais escuro, acabam absorvendo mais a luz, que não penetra tanto na retina.

Quais os diferenciais?
Praticamente toda anatomia e fisiologia ocular dos animais é muito semelhante. Há alguns diferenciais com relação aos humanos, como o tapetum lucidum, que é muito evidente, principalmente no gato. O tapetum lucidum é uma camada que existe no fundo do olho e que reflete a luz. A luz, ao penetrar pela pupila, vai atingir a retina e assim passa pelas células da visão, que são os cones e os bastonetes. Nesta passagem já ocorre uma absorção da luz e chega atrás da retina, reflete no tapetum lucidum, que é como um espelho, volta essa luz e ocorre mais uma absorção dessa luz, aumentando a capacidade de absorção luminosa, o que ocorre nos felinos como um todo, que tem capacidade de visão noturna muito mais evoluída do que outros animais e também do que humanos.

Na hora de escolher os brinquedos, quais as cores ideais?
A cor ideal pra brinquedos seria azul, que é a cor que ele vê realmente. O vermelho, amarelo e verde fica tudo amarelo. O curioso é que a gente vê muitos brinquedos nessas cores. O ideal seria o azul, que é a cor que o cão enxerga com maior precisão. Por exemplo, se você pegar a cor vermelha, verde ou o próprio amarelo, o cão vai ver tudo amarelo. O cão está numa grama, por exemplo, que é verde, e ele vai estar vendo aquela superfície amarela, aí você joga uma bolinha amarela ou verde, vai confundir. Então ele vai ter um pouquinho mais de dificuldade; é claro que ele vai ver objeto, mas ele vai ver com uma cor semelhante com a da grama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques