Geral

Entre as várias ruas que estão uma parte no Jardim Itália e outra parte no Jardim Floresta, na Cidade Norte, tem a Rua Caiçara. Dona Beverli, que reside naquela rua há 20 anos, diz que não sabe o significado do nome. Seus vizinhos da rua Piratuba também não têm “nem ideia”.
Assim acontece com muitas ruas da cidade. Um dos objetivos desta seção – “Nomes de ruas de Beltrão” – é buscar mais informações. Esta pesquisa foi iniciada em abril deste ano e pretende continuar, em alguns anos vamos ter muito mais informações sobre as ruas da cidade, contanto com pesquisas e informações de seus moradores.
O que dona Beverli (ela não quis dizer o sobrenome) tem certeza é que o local é “calmo, bom pra morar”.
De onde teria vindo este nome para a rua beltronense?
Segundo a Wikipédia, “denominam-se caiçaras os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros e que têm, em sua cultura, a pesca artesanal, a agricultura, a caça, o extrativismo vegetal, o artesanato e, mais recentemente, o ecoturismo”.
Três municípios brasileiros levam o nome de Caiçara. O mais antigo é da Paraíba. Foi fundado em 1760 e emancipado em 7 de novembro de 1908, exatos 112 anos atrás. Tem 7.292 habitantes. Prefeito Hugo Antonio Lisboa Alves.
Outro Caiçara está no Rio Grande do Norte: Caiçara do Norte é o mais novo, foi emancipado em 16 de julho de 1993. Tem 6.606 habitantes. Prefeito Amarildo Elias de Morais Filho.
O município de Caiçara que tem mais ligação com nossa gente do Sudoeste do Paraná é aquele do Rio Grande do Sul, criado em 19 de outubro de 1965. Tem 4.788 habitantes. Prefeito Marcio Minuzzi.