17.5 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

Caíto: o papel do Estado e as empresas públicas

Caíto: o papel do Estado e as empresas públicas

O chefe da Casa Civil, deputado Caíto Quintana (PMDB), já voltou ao trabalho, após uma crise de saúde. Neste fim de semana deverá percorrer a região, desde sexta-feira em Francisco Beltrão, onde estará acompanhado do vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, para uma solenidade de homenagens em comemoração aos 60 anos da Seab.
Ontem, em Curitiba, Caíto Quintana concedeu a seguinte entrevista:
– Qual o papel do Estado na defesa das empresas públicas?
– Caíto ? Evidentemente o Estado tem de ser o grande defensor das suas empresas. Principalmente porque são empresas fundamentais para gerar desenvolvimento e para a prestação de serviços para a sociedade. O Governo precisa gerar serviços e desenvolvimento, necessita, portanto, ter suas empresas públicas atuantes para deixar de lado o lucro e capitalizar o desenvolvimento do Estado.
– As empresas públicas são também importantes para o desenvolvimento econômico do Estado?
– Caíto – Sim. A Copel representou e está representando muito como empresas pública para o desenvolvimento do Paraná. É só ver o que estamos podendo fazer com a Sanepar, que é pública, através da administração e do controle pelo Estado. São serviços essenciais que a população necessita e que o Estado presta e são instrumentos poderosos de desenvolvimento que o Estado tem para poder alavancar a economia do Estado.
– Em qual mudança implica retirar o controle de uma empresa de um grupo privado e trazer para a administração pública, como no caso da Sanepar?
– Caíto – O que não se explica no caso da Sanepar é que a empresa tenha o capital majoritário do Estado, portanto, é uma empresas majoritariamente pública, e pelo contrato do Governo anterior ela estivesse sendo administrada pela iniciativa privada. E tendo como cláusula primordial que o objetivo da empresa seja o lucro. A empresa pública tem de ter por objetivo maior a prestação de serviços, a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento do Estado. É evidente, então, que quem tem o controle acionário de uma empresa tem de ter também seu controle administrativo. Principalmente quando esta for uma empresa pública.
– Quais os tipos de benefícios isto implica?
– Caíto – A Copel, graças ao fato de ser uma empresa pública nos permite fazer o programa Luz Fraterna, que é levar a energia à população mais carente. É graças a ser pública que não aplicamos o aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso beneficiou nossas indústrias. Graças a ser uma empresa pública lançamos recentemente o programa Irrigação Noturna, com energia subsidiada para os nossos agricultores. O ICMS da energia revertido para incrementar o desenvolvimento das nossas empresas é outro exemplo. E na Sanepar, é todo um programa de saneamento previsto para o Paraná, no interior e na capital, nos distritos do interior, levando água tratada, que é um componente de saúde pública, além de ser um instrumento de desenvolvimento. Esses são os benefícios dessas empresas serem administradas pelo poder público, pelo Governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques