Novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira, 14.

Ivo Sendeski, presidente do núcleo das Imobiliárias da Acefb,
considera a redução uma notícia “espetacular”. Foto: Arquivo JdeB
Caixa Econômica Federal anunciou a redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas será válidas a partir da próxima segunda-feira, dia 14.
“É uma notícia espetacular, vai dar uma motivada no setor”, comentou Ivo Sendeski, presidente do Núcleo das Imobiliárias da Acefb. Ele contextualiza com 2012, quando era esse mesmo juro e foi um período positivo. “Depois, nos anos seguintes, começou a crise, chegou o juros a 12%”, recorda.
A redução é válida para crédito com saldo devedor atualizado pela Taxa Referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O SFH é voltado para os financiamentos de imóveis de menor valor e tem parte das unidades financiadas com recursos do FGTS. O SFI é destinado a imóveis mais caros, sem cobertura do FGTS.Esta é a segunda redução de juros anunciada pela Caixa. Em junho, o banco reduziu em até 1,25 ponto percentual as taxas de juros para financiamentos pelo SBPE, além de alternativas de renegociação. Segundo a Caixa, mais de 114 mil clientes já regularizaram dívidas, o que correspondeu a mais de R$ 10,1 bilhões de crédito renegociado.
Em agosto, a Caixa também anunciou a criação de linha de financiamento imobiliário com saldo corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nesse financiamento, a taxa mínima é o IPCA mais 2,95% ao ano e a máxima, o IPCA mais 4,95% ao ano.
A Caixa lidera o mercado de financiamento imobiliário, com 69% de participação no mercado. Em 12 meses encerrados em junho, a carteira de crédito habitacional do banco cresceu 3,6%, chegando a R$ 452,3 bilhões.

Adriana, da Caixa: dinheiro disponível para
financiamentos. Foto: Flávio Pedron/JdeB
[relacionadas]
Tem dinheiro pra financiamento
A gerente geral interina da agência centro da Caixa Econômica Federal, Adriana Sabadin, disse na última sexta-feira, 4, na comemoração dos 45 anos da instituição em Beltrão, disse que “a Caixa continua sendo o banco da habitação. Temos muito recurso pra emprestar e estamos à disposição de divesos canais. Temos recursos para aquisição de imóveis, aquisição de terrenos, terreno e construção, imóvel pronto, imóvel usado, tem recurso do CBPE e também recurso do programa Minha Casa, Minha Vida disponível em grande montante pra atender a população de Beltrão e região”.