O processo de recuperação da estrada utiliza água e rolo.

acompanharam parte do serviço experimental em trecho na Linha Triton.
Um trecho de aproximadamente 600 metros na estrada de acesso à Linha Hobold, em Francisco Beltrão, está sendo utilizado de forma experimental para corrigir imperfeições na via. O serviço é executado na Linha Triton pela empresa Pavimar, que presta serviços de pavimentação à Prefeitura, e, se obtiver eficiência, será feito em todo o trecho, de mais de 8 quilômetros.
Basicamente, o serviço consiste na compactação do pavimento em um processo que utiliza água para facilitar o assentamento das pedras de calçamento. A pavimentação desta estrada tem mais de duas décadas e, com o tempo, o excesso de cargas e o surgimento de pontos de umidade afundaram parte do calçamento, criando solavancos e buracos.
Nesta estrada transitam muitos caminhões carregando leite, aves e a produção agrícola e ônibus que transportam estudantes às escolas da cidade. Há tempos os moradores vinham reivindicando melhorias na via.
Terça-feira, 12, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) acompanhou parte do teste e espera resultados positivos da experiência. “Pudemos ver na prática como funciona o processo e esperamos que amenize o problema das pessoas que precisam trafegar por aqui”, afirmou.
A ideia é que a compactação ajude a reduzir os custos de uma operação de recuperação da via, uma reivindicação apresentada por moradores da região ao prefeito Antonio Cantelmo Neto em reunião no final de abril.