
Moschei durante a apresentação do TCC.
Ana Paula Alves Nunes, Diandra Ribas e Caroline Moschei em agosto do ano passado começaram a desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) delas, no curso de Publicidade e Propaganda, de Fadep, em Pato Branco. O tema do trabalho era Organização Não Governamental (ONG), elas poderiam escolher qualquer uma para depois fazer uma campanha que ajudasse a sanar os problemas da instituição.
Na época, as universitárias optaram por colaborar com uma campanha de marketing para ONG Arca de Noé, por ser próxima, ter muitos colaboradores e também muitas necessidades. “Sem falar no trabalho tão especial que eles fazem. Então, eu, a Ana e a Diandra desenvolvemos tudo”, comenta Caroline Moschei.
A campanha se chamará “Onde está seu Bob?” e será veiculado nas rádios Educadora, Continental, Princesa, Super Jovem, Onda Sul e Anawin. Também aderiram voluntariamente à campanha, o Jornal de Beltrão, a TV Beltrão e o programa Diário da Informação. Com apoio da X Outdoor haverá um instalado em Francisco Beltrão e os folders impressos serão colaboração da Grafisul.
Os meios de comunicação de Beltrão irão divulgar o material produzido pelas universitárias em parceria com a ONG Arca de Noé entre os dias 15 a 30 de novembro.
O vice-presidente da ONG Arca de Noé, Anderson Damasceno, diz que por se tratar de uma campanha beneficente, os meios de comunicação que aderiram a ela, farão a divulgação de forma voluntária e sem custo. “No final da campanha publicitária, nós faremos um trabalho de divulgação nas escolas e com distribuição de cartilhas educativas”, informou.
O maior desafio da entidade, segundo Anderson é proporcionar a adoção de animais. Para ele, as pessoas têm compreendido a importância da adoção, mas acredita que ainda é preciso trabalhar mais o assunto. “Nós acreditamos que por meio da campanha, nós vamos trazer mais pessoas para adotar os animais”, espera Anderson.
Desenvolvimento da campanha
Para começar o trabalho da campanha, o grupo fez pesquisas qualitativas, pesquisa teórica e descobrindo os três principais problemas enfrentados pela ONG, que são a adoção, a posse irresponsável e verba. “Eles têm um custo mensal alto e baixo índice de adoção. Muita gente adotava e abandonava novamente ou não cuidava devidamente. Com isso fizemos a campanha chamada “Onde está seu Bob?”, por ser um nome comum em animais de estimação e por ter um apelo de carinho também”, esclarece Caroline.
Em Julho deste ano, elas finalizaram a campanha com a ajuda do designer Marcelo Siqueira, de Curitiba. Então apresentaram os produtos prontos para a banca avaliadora do TCC da faculdade e para o vice-presidente da ONG, Anderson Damasceno. “Nós tiramos nota 10 de acordo com a avaliação dos nossos orientadores”, comemora Caroline.
Anderson Damasceno, conta que a entidade respondeu um questionário para ajudar no desenvolvimento da campanha e depois participou da aprovação dos produtos finais.
Expectativa
Os objetivos da campanha é elevar o índice de adoção, obter a posse responsável por meio de um projeto nas escolas e nas feiras de adoção e aumentar a verba com os produtos pet’s, que serão vendidos pela marca Arca de Noé. “Estou ansiosa e gostei muito do vídeo do Youtube, mas estou um pouco nervosa também, dá um frio na barriga, mas foi muito bom fazer todo o trabalho e espero que dê retorno”, deseja Caroline.
As publicitárias aproveitaram para agradecer a colaboração de “Leodir Silva, Bruna Zanella, Cristiane Sabadin, Thainan Moschei, Grasiela Felipetto, Everton Antoniolli, Eliane Pinto, Rancho dos Pássaros, e as pessoas que emprestaram os cães e a imagem delas”. *Todos os animais nas fotos foram adotados, a maioria por meio da ONG Arca de Noé. Porém, nem todos que estão figurando são dos seus respectivos donos.