Geral
A Copel e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) inauguram a partir de segunda-feira (9) as unidades regionais da rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar. O cronograma de inaugurações tem início em Pato Branco e segue em Medianeira, na terça-feira, 10, em Campo Mourão quarta-feira, 11, e Cornélio Procópio, quinta-feira, 12, e em Ponta Grossa segunda-feira, 16.
A rede é formada por estações solarimétricas e módulos de avaliação instalados nos ca

Copel e UTFPR inauguram estações de energia solar no interior. Foto: Divulgação/Copel
A Copel e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) inauguram a partir de segunda-feira (9) as unidades regionais da rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar. O cronograma de inaugurações tem início em Pato Branco e segue em Medianeira, na terça, em Campo Mourão (quarta) e Cornélio Procópio (quinta) e, na próxima semana, em Ponta Grossa (16/03).
A rede é formada por estações solarimétricas e módulos de avaliação instalados nos câmpus da UTFPR em Curitiba e nas demais cidades. A unidade da Capital foi inaugurada em dezembro do ano passado, na planta da UTFPR na Cidade Industrial de Curitiba.
Orçado em aproximadamente R$ 6 milhões, o projeto foi selecionado em chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e promete transformar o Estado em uma referência nesta área, com um arranjo inédito para levantar informações sobre a energia solar e o potencial fotovoltaico no território paranaense.
“A iniciativa visa fomentar a cadeia produtiva de micro e minigeração a partir de energias renováveis, de forma a incrementar sua inserção na matriz energética paranaense e brasileira”, explica o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.