7.8 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Candidatos a donos de cartórios fazem concurso

A segunda fase do concurso público para cartórios extrajudiciais do Paraná transcorreu no último domingo, 20, nas faculdades Opet e Bagozzi, em Curitiba. A quantidade de vagas oferecidas é uma das maiores na área do país. São 503 ofícios vagos, sendo 326 por provimento e 177 por remoção. Serão destinadas 5% das vagas às pessoas com deficiência. Parte destas vagas são para os cartórios já existentes nos municípios do Sudoeste do PR.

“O concurso do Paraná é um dos mais esperados, pois todos os cartórios do estado já estão instalados, funcionando, ao contrário de outros estados em que os vencedores do concurso terão que implantar novas unidades”, comentou o coordenador do curso preparatório Concurso de Cartório, Heverson do Valle, na última sexta-feira, por meio de nota à imprensa.

Para participar da seleção, o candidato tem que ser bacharel em Direito ou ter exercido por 10 anos, completados antes da primeira publicação do edital, função em serviços notariais ou de registros. Para candidato por remoção, é preciso comprovar que já exercem titularidade plena de serventia extrajudicial em qualquer localidade.

- Publicidade -

Em julho de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fosse realizado no Paraná concurso para o preenchimento de cartórios extrajudiciais. Ao todo, 31% das 1,1 mil serventias paranaense eram ocupadas por não concursados. O certame foi marcado para dezembro de 2012 pelo CNJ.

Em janeiro de 2014, o edital de reabertura foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. A primeira etapa foi realizada em 30 de março. Agora, aconteceu a segunda etapa, que consistiu na elaboração de peças práticas, redação e dez questões discursivas. O gabarito da prova deve estar disponível nesta terça-feira, 22, no site www.ibfc.org.br

CNJ indefe pedido para suspender concurso

Dia 18, sexta-feira, o conselheiro Flavio Sirangelo, do CNJ, de Brasília, indeferiu o pedido que pretendia suspender concurso público para delegação de cartórios de notas e registros do Estado do Paraná. Amanhã, em Curitiba, a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR) tem reunião em Curitiba para avaliar o concurso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques