14.3 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Cartão de crédito é maior vilão do endividamento dos brasileiros

Geral

 

 

Segundo especialista, fazer um planejamento prévio das finanças é uma das medidas mais importantes para não perder o controle dos gastos

- Publicidade -

 O cartão de crédito segue sendo um dos maiores responsáveis pelo endividamento dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada no início deste ano pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), 81% das pessoas consideram o mau uso do cartão como o principal responsável pelo descontrole das finanças, superando até mesmo a pandemia, que apareceu em segundo lugar, citada por 68% dos entrevistados.

 Segundo o professor Leandro Silva, que é coordenador dos cursos de gestão EAD no Centro Universitário Newton Paiva , o principal fator que contribui para esse resultado é que muitos se esquecem de que se trata de um empréstimo. “Parece óbvio, mas ainda assim é comum encontrar pessoas que têm limites de crédito superiores ao próprio salário”, analisa.

 

O grande perigo desse desequilíbrio entre gasto e receita é quando resulta em parcelamento da fatura. Isso porque as operadoras de crédito no Brasil trabalham com custo efetivo total (CET) de 452% de juros ao ano. Na prática isso significa que uma dívida de R? 1000 pode se transformar em uma de R? 4520 em um período de 12 meses.

 “Diante desse cenário, o ideal é que o consumidor faça um planejamento financeiro mensal, deixando reservada a quantia necessária para pagamento integral da fatura. O parcelamento nesses casos resultaria em uma dívida muito difícil de ser quitada a longo prazo”, orienta o professor.

 

A importância de manter o controle

 Outro fator que contribui muito para o endividamento é a falta de controle por parte do consumidor. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o SPC Serasa, 3 em cada 10 brasileiros não sabem ao certo o quanto gastam com cartão de crédito a cada mês.

 Para Leandro, o monitoramento das finanças deve ser constante. “Criar os hábitos de registrar os gastos, checar a fatura e as atualizações da conta já pode ajudar de forma significativa. Atualmente existem até aplicativos que facilitam esse controle”, recomenda o professor da Newton Paiva .

 

Além do planejamento e do controle, outras dicas importantes são: ter apenas um cartão ativo, negociar as anuidades, avaliar a necessidade de parcelamento e evitar passá-lo à terceiros. “Mas o principal mandamento para usufruir dos benefícios do cartão de crédito sem sair prejudicado é buscar um consumo consciente”, finaliza Leandro.

 Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

 Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

 

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques