Os acadêmicos podem optar pelas aulas presenciais ou remotas

No Cesul o ano letivo de 2021 teve início neste mês de março para os cursos de Administração e de Direito. Cumprindo as determinações do Decreto Estadual, de prevenção à Covid, do dia 1º até o dia 9, as atividades aconteceram de modo remoto e desde o dia 10 acontecem de maneira presencial/remota – com os alunos optando por cursar na instituição ou continuar de forma remota.
As turmas foram divididas obedecendo-se a capacidade de cada sala e seguindo-se o protocolo de biossegurança implementado pela instituição. O acolhimento aos alunos obedece e respeita todas as precauções necessárias e exigidas: há displays com álcool em gel, disponíveis em toda a instituição e na entrada, que contam também com termômetros digitais para aferir a temperatura corporal que funcionam automaticamente por sensor, sem a necessidade de que o aparelho seja manuseado por algum colaborador ou pelos acadêmicos; há um distanciamento seguro entre as carteiras, com marcações onde os alunos podem se sentar; há placas indicando o distanciamento nos corredores e na recepção; e há informações sobre o distanciamento a ser observado nas mesas da cantina.

A entrada é permitida apenas com o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz, e as janelas e porta principal fica aberta para maior ventilação. Cada aluno recebeu um squeeze personalizado, visto que os copos foram retirados, seguindo o protocolo. A diretora acadêmica do Cesul, Daniela Urio Mujahed, destaca que tudo foi feito objetivando atender os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde e pelo Ministério da Educação.
“A instituição está preparada para receber a todos com segurança, proporcionando tranquilidade para nossos alunos, professores e colaboradores. Pensamos com carinho e cuidado em cada detalhe, pois, além de oferecer um ensino de qualidade, preocupamo-nos também com a saúde e a vida de todos. E mesmo os alunos que continuarem participando das aulas remotas terão a mesma qualidade e o mesmo aprendizado que os alunos em sala de aula. Para isso, fizemos um grande investimento, equipando as salas com câmeras e microfones profissionais, dimensionados pela empresa Sonus e com transmissão em tempo real com garantia de sinal da Ampernet”.
Alunos aprovam
Para que tudo ocorra dentro do previsto faz-se necessária a colaboração dos alunos. E eles aprovam a iniciativa da instituição. “Não tenho dúvidas de que o Cesul está preparado para receber os alunos de maneira presencial. Tomaram todos os cuidados necessários para preservar a saúde. Eu me sinto totalmente seguro frequentando as aulas, pois ter essa interação com os professores e os colegas é extremamente importante para nossa socialização e um bom entendimento dos conteúdos”, comenta João Victor Quirino Cardoso, calouro do curso de Direito.
Opinião semelhante tem o aluno Antonio Fuhr Neto, do 3º período de Direito. “A preocupação ainda é grande, mas todos os cuidados foram tomados. A quantidade de alunos em sala está bem reduzida, tanto que mais da metade das turmas assistem remotamente. É bom o retorno às aulas presenciais, mesmo que de forma híbrida. Aproveito melhor o ensino. E há o cuidado com o distanciamento, álcool em gel, garrafas de águas individuais, horários intercalados e máscara. Sinto-me seguro.”
É boa a aceitação também dos acadêmicos de Administração. “A recepção foi bem organizada. Todos os protocolos de biossegurança foram adotados, com fiscais sempre atentos durante o intervalo para que seja cumprido o distanciamento social. Tudo isso deixou-me seguro e confortável”, enfatizou o calouro Carlos Alexandre Wengen Albertoni.
Aula Magna
Será hoje à noite, às 19h30, transmitida através do Canal do Cesul no YouTube, para os cursos de Administração e Direito, onde o dr. Marlos Augusto Melek, juiz federal do Trabalho e professor do Cesul, falará sobre: LGPD e as Relações do Trabalho.