6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Cirurgia realizada em Beltrão promete melhorar qualidade de vida dos cães de focinho curto

Trata-se de uma plástica nas narinas, facilitando a respiração.

Rinoplastia, procedimento estético e funcional que melhora a entrada de ar pelas narinas.

Quem tem um cão braquicefálico aprecia a característica anatômica de achatamento do crânio. Entretanto, apesar de bonito, esta característica traz algumas outras anormalidades que não são benéficas para o cão: a estenose (estreitamento) das narinas, o prolongamento do palato mole e a traqueia hipoplásica (pouco desenvolvida). Uma vez que essas irregularidades impedem o fluxo de ar através das vias aéreas superiores, os sinais clínicos podem incluir respiração ruidosa (roncos), cianose (mucosas e língua roxa) e, em casos mais graves, desmaios. Esses sinais são exacerbados por exercícios, excitação e temperaturas ambientais altas.

Por fim, severa obstrução das vias aéreas pode resultar em edema pulmonar devido à redução da pressão intratorácica. A síndrome é importante devido à gravidade dos sinais clínicos e seu potencial risco de morte, sendo que a gravidade da doença varia de acordo com as combinações das alterações anatômicas encontradas nos animais.

As raças mais afetadas são bulldog inglês, bulldog francês, pug, shih tzu, boxer, boston terrier e pequinês. Nestas raças, indica-se realizar a correção cirúrgica das narinas estenóticas e do excesso de palato o mais jovem possível, já que os cães menores de dois anos submetidos à cirurgia têm um melhor prognóstico.

- Publicidade -

Segundo o dr. Rafael Rovaris Pinheiro, cirurgião veterinário há mais de dez anos, a cirurgia consiste numa plástica nas narinas, aumentando a abertura das mesmas e na ressecção da porção final do palato mole, responsável pelo “ronco”. A melhora é imediata e em alguns dias o cão já pode voltar a atividade normal, esbanjando qualidade de vida.

A AniMed oferece este tratamento e os tutores de cães braquicefálicos podem estar agendando consulta para avaliação e esclarecimentos quanto ao procedimento cirúrgico. “A cirurgia é pouco invasiva e a anestesia é balanceada, de forma que o animal vai embora 24 horas após o procedimento”, informa a dra. Jéssica Alana Marchezan, responsável pelas anestesias da clínica.

Para maiores informações, entre em contato com dr. Rafael ou dra. Jéssica na AniMed pelos fones (46) 2601-0021 ou 99915-1157.

Ilustração da orofaringe de um cão braquicefálico, demonstrando o palato mole alongado, responsável pelos “roncos”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques