Evento está programado para março, no Parque de Exposições.

Depois de quatro gestões no comando da Sociedade Rural de Francisco Beltrão, o pecuarista Alberi Agnoletto passou a presidência para José Claudimar Borges, o Cláudio, que também é secretário municipal de Obras e Viação.
A assembleia de prestação de contas financeiras relativas a 2020, bem como a eleição e posse da nova diretoria executiva e dos conselhos deliberativo, fiscal e técnico aconteceu na noite de segunda-feira, 8, no Recinto de Leilões Miniguaçu, no Parque de Exposições. O novo presidente anunciou para março um grande evento da pecuária de corte para Beltrão.
A Sociedade Rural reúne criadores de bovinos de Beltrão e região para a promoção de leilões, incentivo à melhoria genética do plantel, das propriedades rurais e promove encontros de confraternização.
Durante a assembleia, o contabilista Luiz Carlos Pedron, do escritório Muralha Contábil, apresentou o balanço financeiro que foi aprovado. O superávit chegou a R$ 420.366,28.
O associado Tarsízio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, conduziu a eleição da chapa para o biênio 2021-2023. Os associados aprovaram a chapa por unanimidade. Cláudio agradeceu às pessoas que confiaram nele para presidir a Sociedade Rural. Ele adiantou que terá muito trabalho pela frente e pediu a união da diretoria e dos associados.
Todo agronegócio
“A Sociedade Rural não é só uma sociedade pecuarista, é de todo o agronegócio: é na agropecuária, na agricultura, todo setor envolve a Sociedade Rural. Estamos trabalhando para criar a Rural Leite [dos criadores de bovinos de leite] aqui dentro da Sociedade, um elo, porque, sendo a maior bacia leiteira, precisamos trabalhar essa entidade. Quanto aos trabalhos, já temos uma programação muito grande pela frente; agora, vamos ter primeiro circuito agropecuário do Sudoeste do Paraná em Francisco Beltrão, em 2021; a primeira etapa do ranking do Associação do Gado Cara Branca [Hereford e Braford].”
A programação já está definida para os dias 10, 11, 12 e 13 de março, no Parque de Exposições. Ele adiantou que a nova diretoria vai continuar promovendo leilões todo mês. Os primeiros serão em março – estão programados três.
Várias obras e melhorias
Alberi Agnoletto destacou as conquistas dos quatro mandatos à frente da entidade. “O trabalho começou a quatro mandatos atrás, hoje podemos dizer que sociedade evoluiu bastante com o apoio de todas as diretorias que me ajudaram, que me deram apoio e incentivaram pra que eu pudesse fazer as obras. Fizemos inúmeras obras: reformas na cozinha, no restaurante, climatizamos o restaurante e o salão de leilões, reformamos a sala das mulheres, fizemos barracões, coberturas [de espaços], a passarela sobre as mangueiras, uma parceria com Associação Cara Branca [para instalar um núcleo em Beltrão]. São obras que fizemos ou que estamos fazendo, teve o pavilhão para os ovinos e escritórios pros ovinos, equinos e gado geral e de argola, banheiro pra todos eles [barracões do setor agropecuário], construímos escritórios pra Pampa Remates e pro pessoal de RTs [responsabilidade técnica].”
[relacionadas]
O ex-presidente salientou que a diretoria foi vendo as necessidades e foi construindo ou fazendo melhorias. Neste aspecto, Cláudio Borges destacou que a estrutura da Sociedade Rural é uma das melhores da região Sul do Brasil.
Diretoria executiva
A diretoria executiva para o biênio 2021-2023 passa a ser composta pelos seguintes membros: presidente Cláudio Borges, 1º vice-presidente Ederson Cichoski, 2º vice-presidente Sidney Luiz da Rosa, 1º secretário Antônio Poposki, 2ª secretária Tamara Ribeiro, 1º tesoureiro Alberi Agnoletto, 2º tesoureiro Getulimar Pretto da Silveira. Há ainda os integrantes dos conselhos deliberativo, fiscal e técnico.