
No mês de julho é esperado o grande frio de inverno, mas este ano, as altas temperaturas tem deixado as tardes ensolaradas e quentes. De acordo com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Francisco Beltrão, a estação meteorológica tem registrado 39% de umidade relativa do ar e temperaturas médias de 26ºC. O clima seco deve se prolongar até o mês de setembro. Josmar Antunes, responsável pela estação meteorológica do Iapar local, abaixo de 30% da umidade relativa do ar é considerado situação crítica, porém a previsão é que os números se aproximem desta situação. “Ainda não é crítico, mas a tendência é o clima ficar ainda mais seco”, alerta Josmar. Com o clima seco, as pessoas aproveitam para passear e tomar sorvetes.
A professora Elizete Brum e a filha Maria Clara consideram os dias de calor melhores para sair de casa. “Aproveitamos o dia para passear, mas em relação à saúde, o clima não tem colaborado, muitas crianças com tosse e com rinite. A Maria passou o final de semana no hospital e agora a recomendação é muita água”, conta Elizete.
Maria Clara adora os dias de calor para brincar. “Gosto de pular na cama elástica e é melhor para tomar sorvete”, diz ela, que se pudesse comeria sorvete todos os dias. A vendedora Franciele Frandaloso comenta que com os dias mais quentes, ela vende mais sorvetes e milk shakes. “O movimento está bom, as crianças saem depois da aula e passam aqui pegar um sorvete, alguns já são fiéis, pois vem quase todos os dias”, relata Franciele.