19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Coasul, que tem matriz em São João, fará três novos investimentos em suas unidades

Serão instalados um centro de distribuição de insumos e sementes, uma loja de equipamentos agrícolas e ampliada a unidade na Linha Gaúcha.

O barracão que será usado como centro de distribuição regional de insumos e sementes para unidades próximas de Beltrão.

O município de Francisco Beltrão vai receber em 2021 três grandes investimentos da Coasul – Cooperativa Agroindustrial – nos entrepostos das comunidades do Rio Tuna (PR 475) e Linha Gaúcha (PR 483). A instituição iniciou a construção de um barracão para instalar um centro de distribuição de insumos e sementes e também será construída a loja de equipamentos agrícolas na unidade de Rio Tuna.

Na Linha Gaúcha será ampliada a capacidade de armazenagem de grãos. O primeiro pavilhão, do centro de distribuição, já está sendo construído nos fundos do entreposto da Vila Rio Tuna. “É um barracão de 4.500 m²; para instalar um centro de distribuição, estamos descentralizando de São João, trazendo um barracão pra Francisco Beltrão; está sendo construído um outro barracão de 4.500 m² em Rio Bonito do Iguaçu, também, que vai desafogar a matriz. Esse centro de distribuição vai receber produtos direto dos fornecedores, tanto de defensivos agrícolas, como sementes e fertilizantes, pra agilizar e atender as unidades mais próximas, como Ampere, Renascença, Marmeleiro, Eneas Marques, da Linha Gaúcha, em Beltrão, Verê, Renascença, Marmeleiro, Flor da Serra, e as unidades de Santa Catarina”, informa o gerente da unidade, Cleverson Penso.

A empresa Somavila, de Chopinzinho, é que está instalando este barracão em Beltrão.Nesta semana já começou a ser feito o piso em concreto e na próxima semana começa a construção das paredes laterais neste barracão. O recebimento das mercadorias deve demorar ainda uns 40 dias. Devem ser gerados cerca de dez novos empregos diretos e empregos indiretos com os motoristas de caminhão que farão o transporte dos insumos e sementes entre as unidades.

- Publicidade -

 A Coasul também fechou o orçamento com a Pré-Moldados Conesul, de Beltrão, para construir mais um barracão de 1.200 m², na frente da unidade da Vila Rio Tuna, para venda de implementos agrícolas. “Estamos entrando muito forte na linha de implementos agrícolas, plantadeiras e pulverizadores e esse barracão vai ser pra colocar os implementos agrícolas que chegam à unidade. Até hoje [quinta-feira], começaram a chegar do Rio Grande do Sul as plantadeiras e temos que ter lugar coberto pra proteger esses equipamentos até entregar.”

Linha Gaúcha
No entreposto da Linha Gaúcha, em Beltrão, será construído um silo-pulmão com capacidade para armazenagem de 13 mil sacos. “Ele vai agilizar bastante o recebimento e a qualidade do produto, porque a gente tá recebendo na hora e um silo armazenador de 250 mil sacas, é um padrão, temos dois em Beltrão, são os maiores silos metálicos do Paraná, então, vamos fazer na Gaúcha, porque a unidade cresceu muito rápido lá, tem muita confiança do produtor naquela região e o recebimento é muito grande lá. Nesta época de colheita da safra, há muito entra e sai de caminhões na unidade da Linha Gaúcha, inclusive foi instalada mais uma balança de pesagem dos caminhões. Nesta unidade a capacidade de armazenagem, hoje, é para 210 mil sacas e será aumentada em 263 mil com este novo silo. Estamos fechando a parte do projeto civil, ontem [quarta-feira], se não me engano, já foi acertado pra fazer a parte de engenharia, a base do silo e a parte dos equipamentos também já foram fechadas [as aquisições].”

 
Contribuição decisiva
O prefeito beltronense Cleber Fontana comentou que “esses investimentos da Coasul são importantíssimos. Além da estrutura que já possui no município, vem ampliando de forma constante. Isso consolida o nosso município como de suma importância para a Coasul. É motivo de orgulho e felicidade para a nossa população, pois incrementa a geração de emprego e renda. A Coasul tem contribuído de forma decisiva para consolidar Francisco Beltrão como importante polo agropecuário”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques